terça-feira, 19 de abril de 2016

GABAPENTINA


- Este medicamento é indicado para o tratamento da dor neuropática. 

- Também indicado para pacientes com crises convulsivas como epilepsia, inibindo a atividade excitatória dos neurônios.

- As grávidas não podem fazer o uso deste medicamento porque sua excreção se dá pelo leite materno, se a grávida precisar utilizar, tem que haver uma orientação do seu médico constantemente. 

- Durante o tratamento com Gabapentina o paciente não pode dirigir, operar máquinas por causa de seu estado cognitivo prejudicado. 

- Sempre falar ao seu médico de todas as medicações que já faz uso antes dele mesmo prescrever, super importante. Para que não haja piora da patologia já existente, se for parar de usar não pare do nada, o indicado é estar diminuindo as dosagens, mas isto é o médico que tem que fazer e não você por conta própria. 

- Gabapentina só pode ser via oral, seu médico tem que fazer a posologia específica para cada paciente. Pacientes com funções renais prejudicadas o médico tem que ajustar à dose.

- A Gabapentina esta relacionada ao neurotransmissor GABA, mas seu mecanismo de ação difere se ele for associado em outros fármacos. Exemplo de fármacos que interagem com o GABA e suas sinapses são os Valproatos, Benzodiazepínicos, que inibem a GABA transaminase (enzima que transforma, potencializa a ação da Gabapentina).

- Gabapentina depois de ser administrada, começa ter efeito farmacológico após 2 a 3 horas, sua biodisponibilidade no corpo vai depender da forma farmacêutica, que no exemplo que vou citar são em cápsulas de Gabapentina que sua disponibilidade será de 60% no organismo. 
 
- Esta droga não é influenciada por uma dieta específica, você pode continuar comendo normalmente o que tem costume. 

- Toda medicação tem uma hora que a dose chega a metade, isto indica o tempo de meia vida, isto também mostra a hora que temos que tomar a próxima dose. E o tempo de meia vida será de 5 a 7 horas. 

- Este medicamento foi testado em ratos e camundongos em doses diversas e repararam que os ratos tiveram um aumento estatisticamente em insuficiência de tumores de células acinares pancreáticas com doses elevadas. Isto aconteceu pela concentração de fármaco no plasma circulante ficar a 200mg/kg/dia. 

- A Gabapentina em estudos não mostrou potencial de mutação em células. 

- Esta medicação não tem interações com os fármacos Gabapentina, Fenobarbital, Fenitoína, Ácido Valproico, Carbamazepina.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário