domingo, 31 de março de 2019

PLANTA ALECRIM




O Alecrim desde os antigos tempo era utilizado de diversas formas desde espantar olhos gordos e também espantar coisas negativas, além de ser levados nas bolsas com a finalidade de espantar tudo que era negativo. Ele foi a primeira erva medicinal a ser descoberta, os antigos no continente europeu usava muito esta erva para a culinária e aromatizantes.
O Alecrim é dividido em 2 partes (folhas e flores) e o método de extração dos ativos são feitos pela Destilação porque seus ativos são óleo essenciais, para poder ter um melhor aproveitamento dos seus óleos essenciais temos que ter 1 tonelada de planta fresca para tem 10Kg de óleo essencial. Ele  é encontrado com facilidade nos países: Brasil, Espanha, Marrocos e Tunísia e sua nota é Média (Aroma) proporcionando uma ótima penetração, refrescância, aroma marcante forte e límpido.

Composição química:
O Alecrim tem uma composição química muito extensa, constituída de vários elementos cada um com sua função específica dentro da planta.
Borneol( álcool); cumínico ( aldeído); acetato de burnilo ( éster); cânfora, cineol (cetonas); cariofileno (sesquiterpeno); canfeno e pineno ( terpenos)

·         Borneol:

·         Cumínico:

·         Acetato de burnilo:

·         Cânfora:

·         Cariofileno:

·         Pineno:

Propriedades:

O Alecrim estimula a circulação e atua como um tônico para o Sistema Nervoso: Atuando na pele, coração, fígado e vesícula biliar.
Causando uma Refrescância, também sendo usado como antisséptico e antibacteriano e também como diurético e purificador geral. Além de todas estas propriedades também pode ser utilizada como antidepressiva, antifúngica, previne os espasmos, alivia flatulência e regula a digestão. Também podendo ser usado na Aromaterapia dando alívio mental e ajudando na clareza da mente.
Como já foi citado o Alecrim tem vários benefícios e promovendo uma melhora no corpo inteiro.
·         Cuidados com a pele: Acne, dermatites, eczema, cabelos oleosos, repelente de insetos, regulador da seborréia, varizes. Banho, colar aromático, loção corporal, escalda pés, shampoo, spray e Hidrolato.

·   Circulação, músculos e juntas: tensão muscular, gota, arteriosclerose, circulação deficiente, retenção de liquido e reumatismo. Banho, massagem suave, compressas quentes ou frias locais.

·         Sistema respiratório: asma, bronquite e tosse. Banho, inalação, colar aromático e spray.

·         Sistema digestivo: cólicas, flatulência, desordens hepáticas. Banho, massagem suave e compressa local.

·            Sistema imunológico: infecções, resfriados e gripes. Banho, massagem, loção, inalação, spray, colar aromático, gargarejo.

·      Sistema nervoso: fadiga mental, falta de concentração, Estimula o sistema nervoso central. Banho, loção, colar aromático.

·         Usos psicológicos e emocionaisDa energia e estimula o sistema nervoso central, Clareia a mente,  ajuda a memória, é revigorante e estimulante.

Quando precisamos de concentração no trabalho, estudo, fadigados e com dor de cabeça podemos inalar o óleo do alecrim, aromatizantes de alecrim dando um alívio tanto no físico quanto no mental.