quinta-feira, 3 de setembro de 2015

XVIII CONGRESSO FARMACÊUTICO DE SÃO PAULO


 
Foi publicado no dia 01 de setembro de 2015 no site do CRF, que será realizado no período de 10 à 13 de outubro no Centro de Convenções da Frei Caneca.
 
Será discutido mediante das competências da profissão, formas pedagógicas e metodologias ativas no ensino.
 
Este evento esta sendo promovido pela Associação Brasileira da Educação Farmacêutica (Abef), no dia 09 de outubro na Universidade Anhembi Morumbi.
 
Este congresso vai ser ministrado em forma de conferências e oficinas, que abordará planejamentos de ensinos, qualidade da educação farmacêutica, orientação de coordenadores do curso. Sempre para a melhoria da profissão.
 
Mais orientações no site do CRF.




ÁCIDO ACETILSALICÍLICO (AAS)


 

Este medicamento tem a forma farmacêutica em comprimidos.
 
- AAS Adulto, contendo 200 ou 500 comprimidos.
 
- AAS Infantil, contendo 30, 120 ou 200 comprimidos.
 
O princípio ativo é o Ácido Acetilsalicílico e serve como antitérmico, analgésico e anti-inflamatório.
 
AAS não pode ser exposto ao calor e nem umidade para não colocar a validade em risco. Para não comprometer o estado deste medicamento. Sempre informe ao seu médico se estiver grávida ou em período de lactação, porque o medicamento pode causar danos. O AAS não pode ser administrado no último trimestre de gravidez.
 
A administração do AAS deve ser ingeridos após a refeição. O comprimido infantil deve ser colocado na boca e deixar dissolver. Não podendo ser administrado com bebidas alcoólicas.
 
Também tem que respeitar a posologia que seu médico prescreveu, com o intervalo de 4 hrs em cada administração.
 
As reações adversas que você pode sentir:
 
- Acidez no estômago.
 
- Reações cutâneas alérgicas.
 
-  Zumbidos.
 
- Tonturas.
 
Este medicamento não pode ser administrado em pacientes com doenças no estômago, rins e fígado. Também não podendo ser utilizado em hemofílicos ou em pacientes que estejam utilizando anti-coagulantes.
 
O AAS possui corante amarelo de Tartrazina podendo causar reações de natureza alérgicas.
 
O Ácido Acetilsalicílico pertence ao grupo de anti-inflamatórios não esteroides e seu mecanismo de ação é a inibição da enzima Ciclooxigenase, esta envolvida na síntese da prostaglandina.
 
Outra função do AAS é anti-coagulação plaquetária, deixando o sangue mais fluído, bloqueando a síntese de tromboxano A2 nas plaquetas.
 
Não pode ser usado AAS em pacientes portadores de alguma lesão na mucosa gástrica e para quem tem hipersensibilidade ao ácido acetilsalicílico.