As células que compõe o seu sistema nervoso são especiais e elas tem o funcionamento muito complexo e ai que surge estas células que tem a percepção, emoções e consciência.
Nosso cérebro é composto de células neurônios e células da glia. As células da glia dão suporte e proteção e ajudam os neurônios a comunicar. Mas os neurônios que estão envolvidos com atividades mais complexas do cérebro embora o número de glia cérebro seja quase 10 vezes maior que o número de neurônios. Será que vem dai a história que usamos dó 10% do nosso cérebro?
Um neurônio é composto de um corpo celular, axônio e dendritos. O axônio é o prolongamento celular que transferi informações do sistema nervoso. Eles podem variar de 1 mm de altura até 1 metro e no final do axônio existem o que chamamos de terminal axonal e é nesta parte que ele se conecta com o corpo celular ou dendritos para transmitir informação. Os dendritos são prolongamentos que se estendem e recebem sinais de outros neurônios.
Sinapses são os pontos de encontro de dois neurônios e elas são compostas de um lado pré-sináptico e outro lado pós-sináptico. A transmissão de um neurônio para o outro, este é o processo mais básico que ocorre no cérebro, isto acontece da seguinte maneira, quando o impulso elétrico chega no final do axônio são liberados substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores e eles são detectados pelos dendritos o corpo celular que se encontra do outro lado da sinapse.
Apartir das detecções dos neurotransmissores que são gerados nos dendritos, o corpo celular onde estão recebendo informação o impulso elétrico que percorre o neurônio, então o processo se repete, este processo do impulso elétrico passa pelo neurônio devido por uma passagem rápida de íons na membrana dos neurônios. A maioria dos axônios possuem uma bainha de mielina, ela é muito importante e ocupa um grande parte do axônio acelerando as informações pelo axônio, a mielina é muito importante o funcionamento da grande parte dos neurônios.
O exemplo drástico que esta ocorre da mielina danificadas é a Esclerose Múltipla na situação na qual a bainha de mielina são danificadas pelo próprio sistema imune da pessoa e a comunicação de diversos neurônios ficam interrompida e diversas lesões surgi em diversos locais no sistema nervoso, que pode acontecer em diversas partes como exemplo: a parte cognitiva e motora.
E agora parte dá para pensar que este processo eletroquímico acontece inúmeras vezes, em diversas regiões do seu cérebro e ao tempo todo que de tal maneira envia sinais elétricos para todas as regiões do seu corpo incluindo seu coração e seus dedos para executar ações. Você aponta o dedo para qualquer lugar e seu coração bate.
OBRIGADO POR EXISTIR NEURÔNIOS !!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário