quinta-feira, 29 de outubro de 2015

DEMÊNCIA DO CORPÚSCULO DE LEWY (DCL)

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Observou-se que esta demência passeia por quase todas as demências, principalmente pela Doença de Alzheimer por causa das características encontradas em ambas. 
 
Em 1912 e 1913, Friedrich Lewy descreveu a DCL como um enovelado que se encontra no núcleo basal Meynert. Este Corpúsculo de Lewy manifesta uma demência e geralmente acomete muito idosos. Ele possui placas senis e emaranhados neurofibrilares corticais, também localizado no tronco encefálico.
 
Esta DCL causa uma demência em específico um déficit cognitivo grave, que pode ser diagnosticado melhor no exame anatomopatológico.
 
Em 1991 e 1992 surgiram críticos pra analisar esta demência. Em 1991, apareceu um crítico de Nottingham e em 1992, apareceu um outro crítico de Newcastle.
 
Em 1995, foi realizado o primeiro congresso internacional para analisar os diagnósticos desta demência. Ela acomete de 10% a 25% das demências. Suas características da síndrome demencial é muito parecido com a Doença de Alzheimer (DA).
 
- Déficit cognitivos, prejudicando o convívio social e profissional.
 
O Corpúsculo de Lewy é uma inclusão intracitoplasmática eosinofílica hialina e encontra-se no córtex. Este corpúsculo é composto por duas proteínas, a ubiquitina e a alfa beta cristalina.
 
Estas proteínas tem uma função citoprotetora, o CL além de ter estas proteínas, também são proteínas precursoras da beta-amiloides. Existem muitas proteínas além estas duas citadas, a alfa sinucleica é a proteína antagonista da ubiquitina.
 
Estas proteínas são marcadores para algumas doenças como atrofia de múltiplos sistemas, como por exemplo: DP, DCL.
 
Em CL é encontrado em várias doenças neurodegenerativas, mas é mais associada à DP.
 
Para ser diagnosticada a DCL têm que aparecer mais de uma ou duas características, isto foi definido por McKeith. Existem características bem parecidas tanto em DCL  e a DP. Mesmo tendo características parecidas, o que acomete mais é a Doença de Parkinson.
 
O Corpúsculo de Lewy é encontrado em locais parecido com a DP, eles são encontrados nos núcleos subcorticais e em regiões corticais cerebrais.
 
Há uma perda neuronal do sistema dopaminérgico nigroestriatal e colinérgico basal frontal. Esta perda citada acima esclarece a flutuação de atenção e a vigilância. Toda esta perda esta associada ao CL e afeta tanto a DCL quanto DP. Então a DCL esta associada com a DP e DA. A CL não estão presentes nas áreas límbicas.
 
A genética tem uma influência na DCL. E geralmente acomete gêmeos monozigóticos e famílias com um históricos de DCL. Observou-se um aumento na frequência no alelo E4, mas este não é o único que terá mudanças, também tem um aumento de frequência no alelo 2D6B do  CYP2D6, que esta ligado ao risco da Doenças de Parkinson.
 
A DCL é um distúrbio que engloba um espectro de manifestações. Sendo assim elas, estão conectadas tanto a DP quanto a DA. Então o clínico tem que identificar claramente para não haja as iatrogênicas (doenças com efeitos e complicações causadas como resultados de um tratamento médico).   

Nenhum comentário:

Postar um comentário