sábado, 23 de maio de 2015

FARMACOLOGIA II

4.6 Receptores Adrenérgicos

Receptores adrenérgicos importantes e seus subtipos:

- Receptores Alfa-adrenérgicos, com os subtipos Alfa1 e Alfa 2.

- Receptores Beta-adrenérgicos, com os subtipos Beta1, Beta2 e Beta3.

Neurotransmissores:

- A noradrenalina (NA) facilita o funcionamento normal do sistema nervoso simpático.

- A adrenalina (A) aumenta a resposta "lute-ou-fuja".

Depois do sistema nervoso central (SNC):

- Os receptores Alfa1 e Beta1 estão envolvidos no funcionamento excitatório do SNC.

- Os receptores Alfa1 e Beta2 estão envolvidos no funcionamento inibitório do SNC.

- Algumas funções relevantes do SNC que são influenciadas por esses receptores adrenérgicos são processamento do humor, o processamento da ansiedade e o processamento sensorial. As catecolaminas podem produzir medo, ansiedade, agressividade, irritabilidade e explosões emocionais.
 
A NA, dopamina e a A são chamadas de catecolaminas. Elas constituem três produtos diferentes, derivados de três diferentes estágios do mesmo processo de conversão enzimática. A tirosina pode ser derivada da dieta ou pode ser sintetizada a partir do aminoácido essencial fenilalanina, que é encontrado no fígado. A fenilalanina-hidroxilase é a enzima que converte a fenilalanina em tirosina. Pessoas que sofrem fenilcetonúria apresentam uma deficiência na fenilalanina hidroxilase.
A adrenalina, o neuro-hormônio do sistema nervoso simpático, é liberada para a corrente sanguínea a partir de células de secreção da medula adrenal. Essa medula deve ser vista como um gânglio simpático aumentado e especializado. Aproximadamente 10% das células medulares produzem e secretam a noradrenalina. Cerca de 80 a 90% dessas células contêm a enzima adicional metiltransferase, que converte a noradrenalina em adrenalina e , portanto, libera adrenalina em situações de estresse, como ansiedade, medo, dor, trauma físico ou uma violenta diminuição da temperatura ambiental.
 
Quando as catecolaminas estão presentes em concentrações fisiológicas normais, pode-se esperar que a noradrenalina estimule os receptores alfa, que a adrenalina entretanto, diminui quando doses suprafisiológicas são administradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário