quinta-feira, 14 de maio de 2015

FARMACOLOGIA VI

4.3 Subdivisões  do Sistema Nervoso Autônomo

Diferenças entre as duas subdivisões do sistema nervoso autônomo - sistema nervoso simpático e o parassimpático - determinam dois sistemas de receptores muito importantes:

- O Sistema de Receptores Adrenérgico.

- O Sistema de Receptores Colinérgico.

Duas subdivisões opostas do sistema nervoso autônomo regulam as funções corporais que não são controladas voluntariamente. Elas são o sistema nervoso simpático e o parassimpático. A extraordinária relação entre as divisões simpática e parassimpática é dinâmica, e é caracterizada por um cuidadoso equilíbrio homeostático. A maioria das funções da divisão simpática é derivada da interação da noradrenalina com receptores adrenérgicos, enquanto a acetilcolina interage com receptores colinérgicos para produzir efeitos parassimpáticos. Os efeitos da noradrenalina podem, sob condições de estresse, ser aumentados (potencializados) pela adrenalina, um neuro-hormônio pela medula da adrenal.

A bem conhecida caracterização da divisão simpática como aquela que apenas fornece resposta do tipo "lute-ou-fuga", enquanto a divisão parassimpática é responsável pelas funções de "descanso-e-disgestão"tende a levar ao conceito errado de que as funções simpáticas somente ocorrem durante "emergências homeostáticas" (como a desidratação, hipoglicemia e choque circulatório) ou em momentos de alta demanda psicológica (como exercícios árduos, esforço físico ou quando é necessário manter uma temperatura basal corpórea em situações em que a temperatura ambiental diminui repentina e violentamente). Essas duas divisões na verdade são complementares uma à outra por meio de uma inervação seletiva e receptores cuidadosamente posicionados que constituem os sistemas de receptores adrenérgicos e colinérgicos:

- Sistema de Receptores Adrenérgico: A noradrenalina é o ligante fisiológico responsável pela maior parte das funções normais da divisão simpática. Em áreas efetoras periféricas (aquelas áreas onde os receptores-alvo de fato produzem seus efeitos), esse sistema de receptores é constituído pelos receptores  Alfa e Beta- adrenérgicos e seus subtipos.

- Sistema de Receptores Colinérgico: A acetilcolina é a substância fisiológica transmissora. Os receptores da acetilcolina são encontrados como receptores muscarínicos em áreas efetoras periféricas e como receptores nicotínicos nos gânglios autônomos. Esses dois tipos de receptores também apresentam subtipos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário