domingo, 12 de abril de 2015

FARMACOLOGIA II

3.8 Receptores Enzimáticos

A maioria das drogas que têm enzimas como alvo agirá para inibir o funcionamento normal dessas enzimas. Enzimas são proteínas que agem como catalizadores de reações bioquímicas no organismo. Um catalizador aumenta a taxa em que tais reações químicas acontecem, sem participar ele mesmo das reações. Enzimas agem sobre substratos. Elas não podem controlar a direção das reações que acontecem, mas causarão um aumento proporcional nas taxas de ambas as reações, direta e reserva.

Anidrase Carbônica, é o Sistema Tampão Ácido Carbônico/Bicarbonato.

Considere-se também o exemplo da Ação de Xantina Oxidase (XO). A Xantina-Oxidase é responsável por catalisar a reação por meio da qual a Hipoxantina é convertida em Xantina e, subsequentemente, em Ácido Úrico. A Hipoxantina e a Xantina são substratos e a Xantina-Oxidase é a enzima. Os nomes de enzimas são facilmente reconhecíveis pela ocorrência do sufixo "-ase" em seus nomes, por exemplo, ciclooxigenase, anidrase carbônica e xantina oxidase.

Inibir a função implica o seguinte:

- Haverá um momento na concentração do substrato, já que a ação do catalisador foi removida.

- Haverá uma diminuição na concentração dos produtos da atividade da enzima.

As drogas podem ser usadas para o propósito primário de atingir qualquer um dos resultados mencionados acima. O trinitrato de glicerina e o nitroprussinato de sódio são exemplos de drogas que de fato ativam enzimas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário