O HPV é transmitido pelo contato de pele ou mucosas e também transmitido na hora do parto para o bebê, acometendo ambos os sexos.
- Esta doença geralmente acomete os jovens sexualmente ativos e em porcentagem esta em 75 à 80% da população infectadas. Ela pode causar verrugas e câncer anogenital.
O HPV se divide em duas fases também chamadas de picos.
- O primeiro acomete jovens e o segundo pico acomete a quarta e quinta década de vida dos indivíduos.
- No segundo pico, tem a perda da imunidade original contra este vírus, a maior preocupação é com a persistência do HPV oncogênico que aumenta a neoplasia intraepitelial e o câncer.
Já foi catalogado mais de 100 genótipos, sendo que 40 genótipos deles podem infectar a região anogenital. Dentre os 40 tipos temos os tipos 16, 18, 31, 33, 35, 39, 45, 51, 52, 56, 58, 59, 68 são considerados como de alto risco. Estes estão associados ao câncer cervical. E os outros tipos como 6, 11, 42, 43, 44 estão associados a condilomas anogenitais e são considerados de baixo risco.
Pensando nisto a OMS (Organização Mundial da Saúde), fez um estudo de campo e foi detectado que 290 milhões de mulheres são portadoras do HPV. Foi contatado que 32% estão infectadas, pelos tipos 16 e 18 e estão presentes em 70% das mulheres que possuem câncer do colo de útero. Com esta pesquisa se percebeu que as meninas estavam começando uma vida sexual ativa muito cedo e o risco de serem infectadas seriam grandes. Por isto que a OMS desenvolveu uma vacina que seu público-alvo que são meninas de 9 à 13 anos de idade, esta vacina imuniza só os tipos 6, 11, 16, 18.
Então a OMS vendo que este público estava mais desprotegido abriu uma campanha de nível nacional, com propagandas televisivas, cartazes, informativos em geral. Esta vacina tem uma eficácia de 98,8% em cima do câncer do colo de útero. O objetivo da OMS era vacinar 80% da população-alvo.
A estratégia desta campanha foi ter 36 mil salas de vacinação e 2.000 UBS e também liberar escolas públicas e privadas para ficar a disposição da causa.
A dose é dividida em três vezes, é recomendada de 6 em 6 meses sendo que a terceira dose após cinco anos, pela resposta imunológica estar já mais forte. Esta formatação foi adotada pelo Canada, Suíça, México e Colômbia.
Depois disto o Ministério da Saúde foi analisar a eficácia da redução do HPV e também se houve uma redução de morte pelo câncer do colo de útero.
Para desenvolver esta vacina teve um custo para o Ministério da Saúde, mais ele não estava sozinho nesta. Teve parcerias que tem duração por cinco anos, com o Instituto Butantã e o Laboratório Merck (MSD). O investimento do Ministério da Saúde foi no primeiro ano de R$ 465 milhões, durante cinco anos o investimento foi de R$ 1,1 bilhão. Teve uma economia no primeiro ano de R$ 83 milhões.
Para ter esta campanha, houve uma capacitação antes de começar a época da vacinação, com a distribuição de informes técnicos. Em fevereiro, a capacitação dos profissionais da saúde e o reforço da necessidade da vacina contra HPV. Como já foi citado a campanha publicitária, sensibilizando e mobilizando para a importância da vacina. Eles investiram pesado em propagandas em televisão, Outdoors, Transportes coletivos e entre outros.
"POR ISTO QUE TEMOS QUE PROCURAR ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL DA SAÚDE. BUSCAR AJUDA DE PROFISSIONAIS CAPACITADOS"
O HPV se divide em duas fases também chamadas de picos.
- O primeiro acomete jovens e o segundo pico acomete a quarta e quinta década de vida dos indivíduos.
- No segundo pico, tem a perda da imunidade original contra este vírus, a maior preocupação é com a persistência do HPV oncogênico que aumenta a neoplasia intraepitelial e o câncer.
Já foi catalogado mais de 100 genótipos, sendo que 40 genótipos deles podem infectar a região anogenital. Dentre os 40 tipos temos os tipos 16, 18, 31, 33, 35, 39, 45, 51, 52, 56, 58, 59, 68 são considerados como de alto risco. Estes estão associados ao câncer cervical. E os outros tipos como 6, 11, 42, 43, 44 estão associados a condilomas anogenitais e são considerados de baixo risco.
Pensando nisto a OMS (Organização Mundial da Saúde), fez um estudo de campo e foi detectado que 290 milhões de mulheres são portadoras do HPV. Foi contatado que 32% estão infectadas, pelos tipos 16 e 18 e estão presentes em 70% das mulheres que possuem câncer do colo de útero. Com esta pesquisa se percebeu que as meninas estavam começando uma vida sexual ativa muito cedo e o risco de serem infectadas seriam grandes. Por isto que a OMS desenvolveu uma vacina que seu público-alvo que são meninas de 9 à 13 anos de idade, esta vacina imuniza só os tipos 6, 11, 16, 18.
Então a OMS vendo que este público estava mais desprotegido abriu uma campanha de nível nacional, com propagandas televisivas, cartazes, informativos em geral. Esta vacina tem uma eficácia de 98,8% em cima do câncer do colo de útero. O objetivo da OMS era vacinar 80% da população-alvo.
A estratégia desta campanha foi ter 36 mil salas de vacinação e 2.000 UBS e também liberar escolas públicas e privadas para ficar a disposição da causa.
A dose é dividida em três vezes, é recomendada de 6 em 6 meses sendo que a terceira dose após cinco anos, pela resposta imunológica estar já mais forte. Esta formatação foi adotada pelo Canada, Suíça, México e Colômbia.
Depois disto o Ministério da Saúde foi analisar a eficácia da redução do HPV e também se houve uma redução de morte pelo câncer do colo de útero.
Para desenvolver esta vacina teve um custo para o Ministério da Saúde, mais ele não estava sozinho nesta. Teve parcerias que tem duração por cinco anos, com o Instituto Butantã e o Laboratório Merck (MSD). O investimento do Ministério da Saúde foi no primeiro ano de R$ 465 milhões, durante cinco anos o investimento foi de R$ 1,1 bilhão. Teve uma economia no primeiro ano de R$ 83 milhões.
Para ter esta campanha, houve uma capacitação antes de começar a época da vacinação, com a distribuição de informes técnicos. Em fevereiro, a capacitação dos profissionais da saúde e o reforço da necessidade da vacina contra HPV. Como já foi citado a campanha publicitária, sensibilizando e mobilizando para a importância da vacina. Eles investiram pesado em propagandas em televisão, Outdoors, Transportes coletivos e entre outros.
"POR ISTO QUE TEMOS QUE PROCURAR ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL DA SAÚDE. BUSCAR AJUDA DE PROFISSIONAIS CAPACITADOS"
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