terça-feira, 29 de novembro de 2016

MEDICAMENTOS ANTIRETROVIRAIS


VIH E MEDICAMENTOS ANTIRRETROVIRAIS

O  VIH são conhecidos como medicamentos antirretrovirais, que ataca o sistema imunitário. Estes medicamentos não promove a cura, mas sim a viver melhor e mais saudável. 

O VIH infecta principalmente células CD4, que ao longo do tempo da infecção das células, as CD4 vão diminuindo, enfraquecendo o sistema imunitário. Impossibilitado a combater as infecções, o organismo desenvolver a SIDA (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), os medicamentos atuam para combater este processo. O tratamento tem como objetivo de reduzir a carga viral até ela aparecer em exames como "indetectável". Isto significa que aparecendo indetectável o paciente tem menos que 50 partículas do HIV por mililitros de sangue. Existe exame mais detalhado que consegue medir a carga viral com menos de 20 partículas em cada mililitros de sangue. 

Cada pessoa soropositiva tem que ter cuidados individualizados, se baseando na saúde do passado e presente. Não existe tempo melhor para se começar o tratamento antirretroviral, o medicamento e o paciente tem que analisar se é mais viável começar agora ou esperar mais um tempo. Mas o recomendável é começar o quanto mais rápido este tratamento.

Quando não existem sintomas, é orientado começar o tratamento quando a contagem de CD4 chega a 350 células/mm3. Os médicos usam as células CD4, servem como marcadores. A contagem das células CD4 em pessoas soronegativas varia de 500 e 1500 células/mm3.

Vocês devem estar se perguntando quando deve começar o tratamento, o médico já pede quando chega a 350 células/mm3 para baixo. Mas ainda esta em discussão em que altura começa o tratamento. Os médicos infectologistas podem perguntar para os pacientes se eles querem participar de ensaios clínicos. Pessoas que iniciam o tratamento com 200 células/mm3 de CD4, após o começo já vê  velocidade do aumento de CD4, a longo prazo estas células voltam ao normal. 

Procure profissionais da saúde formados em cuidados da saúde na área do VIH. 

Quando estiver falando com o médico sobre questões de medicamentos antirretrovirais, analise que medicamentos ou combinações de medicações a tomar. Quando trocamos os medicamentos sempre é feito os exames novamente para avaliar como as células CD4, se a medicação estão combatendo. 

Os medicamentos utilizados vão estar descritos abaixo: 

- Epivir, Lamivudina

- Ziagen, Abacavir

- Retrovir, AZT

- Videx EC, Didanosina 

CONTATO:  +44 (0) 20 32420820
WEBSITE: www.aidsmap.com

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

ACICLOVIR

Este medicamento é usado com pacientes que possui Herpes simples. 

O tipo de vírus que Aciclovir combate será Herpes simplex vírus (VHS) tipo 1 e 2, Varicella zoster vírus (VVZ), vírus Epstein Barr (VEB) e Citomegalovírus (CMV).

Quem utiliza aciclovir tem que ficar atento aos riscos deste medicamento, porque grávidas, idosos entre outros não podem estar utilizando este medicamento avise seu médico para que você não se prejudique.  Pacientes que estão usando aciclovir tem que tomar muita água principalmente idosos, e também se tiver usando medicamentos juntos tem que avisar também, porque o aciclovir pode ter interações medicamentosas, como por exemplo: Probenecida aumenta a meia vida do Aciclovir dentro do seu corpo. 

Foi falado que terá que tomar muita água, porque pode afetar a fisiologia dos rins e a eliminação do medicamento. Isto afeta o caminho que ele faz no seu corpo (farmacocinética) do aciclovir. Mediante a muitos testes se concluiu que este medicamento não altera em nada a fisiologia humana. lembrando que os vírus somente podem ser transmitidos se tiver lesões.  

Para ter um tratamento eficaz o importante é o paciente utilizar corretamente respeitando horários, dosagens e tempo da medicação. 

Em questão da Herpes simples tem que tomar cinco vezes ao dia, com intervalo de quatro horas. Esta posologia deve ser contínua por 5 dias, se a infecção for séria terá que ser estendida. Quando pacientes gravemente imunocomprometidos tiver que utilizar deve ser duplicada a dosagem de 200mg para 400mg.

A cada período tomado aciclovir tem que ser feito exames para monitorizar a infecção. O aciclovir quando terminado, haverá a necessidade de intervalo de 6 meses a 12 meses para depois voltar a utilização. 

Ele na sua estrutura é um nucleosídeo sintético que inibi os vírus Herpes humano. Este medicamento atua no DNA viral que bloqueia a replicação do vírus que resulta no término da cadeia. O aciclovir é absorvido no Trato Gastro Intestinal (TGI), com as administrações dele de 4 horas foi abaixado. 

O aciclovir administrado na veia sua meia vida no plasma é de 2,9 horas. A droga é excretada sem alteração pelos rins, é de 10 à 15% de droga recuperada pela urina. Quando o paciente possui insuficiência renal, ele tem meia vida de 19,5 horas, por isto que falamos que a excreção é pelos rins, o indivíduo fica com a medicação mais tempo em seu organismo, isto pode causar toxicidade ao paciente. 

Estudos realizados nao mostraram alterações aparentes na farmacocinética do aciclovir ou da zidovudina, quando administrados simultaneamente a pacientes infectados pelo HIV. 

quinta-feira, 26 de maio de 2016

O CEREBRO QUE SE TRANSFORMA (SINÓPSE)



Olá pessoal ainda não é uma resenha, resumo do livro. É somente um pequeno texto para aguçar, a leitura por este livro magnífico. 

Neste livro à um estudo da neuroplasticidade do cérebro humano, graças a um pesquisador pioneiro chamado Paul Bach-y-Rita. 

Paul fez vários experimentos  após a morte de seu pai, tentando verificar e provar a neuroplasticidade, para curar ou minimizar as mazelas de nosso cérebro. Assim criou vários dispositivos, para que fosse desenvolvido as áreas mapeadas do nosso cérebro. Estes dispositivos substituíam e também  estimulavam com o tempo as áreas danificadas, pois vamos relatar alguns dos casos a baixo: 

- O primeiro a ser estudado foi Paul, um deficiente visual, que com um aparelho começou a identificar aonde, o que era o objeto, isto era para demostrar a teoria da neuroplasticidade. Com este aparelho Paul sabia aonde se localizava o objeto com detalhes. Então com este primeiro experimento pode já perceber que o cérebro tem a capacidade de se reabilitar. Este teste com Paul foi realizado com vários objetos, isto foi possível por causa de uma cadeira cheia de sensores que estimulavam outras partes do seu corpo.

Para Paul-y-Rita não era interessante saber que método o cérebro utilizava, mas sim chegando num resultado positivo. Com este primeiro experimento, à equipe que trabalhava para desenvolver mecanismos que possibilitaria os pacientes a voltar tem uma vida social foi excelente. 

Então começaram já obter uma informação positiva, que estavam no caminho certo e o nosso cérebro era plástico. O cérebro danificado poderia ser reativado mesmo em áreas diferentes, então estava sendo alcançado o objetivo em provar que a neuroplasticidade existia.

- No próximo experimento foi com um homem que tem 54 anos e é cego  à 38 anos, chamado Roger Behn. Que com os olhos fechados foi percorrendo um caminho trilhado pela instrutora e um sensor, colocado na boca, mais especificamente na língua e ele também tinha na cabeça um binóculos que funcionaria como seus olhos.  

Roger descreve como se fosse uma criança, reaprendendo a enchegar, foi super recompensador para ele este teste. 

Em todos casos que vou descrever não servirá só para estudos próprio, mas para relatar que pessoas com limitações poderão ter esperanças de voltar ater sentidos reabilitados. Até agora você ja notou que estes indivíduos conseguiram seus objetivos, mesmo não enxergar? Então podemos concluir até aqui que a plasticidade existe. 

- Agora vamos relatar um paciente que não tem mais equilíbrio, é a Cheryl Schiltz, que foi diagnosticada com uma tortura permanente, não conseguia ficar em pé.

Os estudiosos pegaram princípios de Paul-y-Rita tinha criado um capacete com sensores e uma fita com eletrodos para colocar em cima da língua. 

Para Paul-y-Rita, o cérebro poderia se reprogramar, descobrindo ou criando caminhos alternativos. 

O cérebro de Cheryl recebe sinais da língua e os envia à parte do tronco encefálico que normalmente processa o tato. Então o cérebro redimensiona a informação para a região que controla o equilíbrio, desenvolvendo caminhos inativos.

Sabemos que num Sistema Nervoso normal, temos rodas principais como estradas cerebrais que transportam grandes volumes de informações com muita eficiência.

quarta-feira, 20 de abril de 2016

ESPIRONOLACTONA



Espironolactona é um diurético poupador  de potássio, impedindo a absorção de muito sal e previne que o nível de potássio fique muito baixo. 

Ela é utilizada como tratamento para uma doença, provoca um aumento da aldosterona. 

A Espironolactona também utilizada como anti andrógenos, no caso de transsexuais (mudar o sexo). O intuito é abaixar a testosterona.

A contra indicação da Espironolactona será a não utilização em pacientes com anúria, insuficiência renal aguda, diminuição da função renal ou hipercaliemia.

FUROSEMIDA



Furosemida é um diurético de alça, que tem um efeito potente rápido de curta duração. Ele bloqueia o Co-transportador de Sódio/Potássio/Cloro que fica localizado na membrana celular luminal do ramo ascendente da alça de Henle. 

A ação diurética resulta na inibição da reabsorção do cloreto de sódio neste segmento da alça de Henle. A excreção urinária aumentada pelo aumento da secreção tubular distal de potássio. Também a uma excreção de íons Cálcio e Magnésio aumentado. 

A Furosemida causa dose dependente do sistema renina-angiotensina-aldosterona. 

Ela reduz a reatividade da catecolamina que aumenta em pacientes hipertensivos, Sua eficácia vêm pela redução de sódio, volume sanguíneo do músculo liso ao estímulo vasoconstrutor. 

Ela tem uma absorção entre 1 à 1,5 hora, pelo TGI (Trato gastro intestinal). Existe uma variável muito importante neste caso que é o indivíduo. Em pacientes sadios a biodisponibilização chega a ser de 50 a 70%, em pacientes com patologias ela chega a ser ate de 30% absorvida. 

A Furosemida é ligada fortemente a membrana plasmática à 98%, o seu volume de distribuição é de 0,1 à 0,2 litros por kg corpóreo. Ela se liga principalmente a albumina. Ela em pacientes com insuficiência renal o tempo de meia vida pode ser de até 24 horas. 

A eliminação da furosemida em pacientes com comprometimento renal é reduzido. Então pacientes com patologias sempre vão ter uma redução de eliminação da droga. 

Esta medicação é indicado para pacientes com hipertensão arterial, edemas, devido a distúrbios cardíacos, hepáticos e renais, edemas devido à queimaduras. Não pode ser administrado em pacientes com insuficiência renal, pré coma, coma hepático com associações. 

HIDROCLOROTIAZIDA


Este medicamento além de ser utilizado como anti-hipertensivo, também pode ser indicado no tratamento de edemas, associados com insuficiência cardíaca congênita entre outras patologias. Hidroclorotiazida também pode ser administrado junto com outros medicamentos. 

Hidroclorotiazida é excelente no tratamento de hipertensão arterial, tendo uma redução na pressão sistólica e diastólica tomado de forma correta. 

A Hidroclorotiazida age diretamente nos rins, reabsorvendo os eletrólitos no túbulo contornado distal, aumentando a excreção do sódio e cloro junto com a água. Também a uma perda pequena de potássio, não alterando o pH ácido base da urina. Ela é absorvida pelo TGI (Trato gastro intestinal), esta medicação é distribuída e ligada nos eletrólitos. 

Ela atravessa a barreira placentária sendo eliminada pelo leite materno, esta é a única barreira que ele atravessa. Após sua administração, ela começa sua ação em 2 horas e atinge sua concentração plasmática em 1 à 2 horas e meia. 

Esta medicação utilizada por longo período pode induzir hipercalcemia, hipofosfatemia, simulando hiperparatireoidismo.

Uma contra indicação é para  paciente com anúria e hiper sensibilidade a hidroclorotiazida.  

A Hidroclorotiazida deve ser administrada com cuidado em pacientes com doença renal grave, pode precipitar o aparecimento de azotemia. As grávidas podem utilizar este medicamento com cautela, porque ela atravessa a barreira placentária e sua excreção e pelo leite materno. 

A hidroclorotiazida aumenta a ação dos outros fármacos hipertensivos. As tiazidas aumentam a resposta delta - tubocurarine. Ela tem uma boa tolerância, mas pode ter algumas reações adversas como: gastro intestinais, SNC, hematológicas, cardiovasculares e hiper sensibilidade.  

terça-feira, 19 de abril de 2016

GABAPENTINA


- Este medicamento é indicado para o tratamento da dor neuropática. 

- Também indicado para pacientes com crises convulsivas como epilepsia, inibindo a atividade excitatória dos neurônios.

- As grávidas não podem fazer o uso deste medicamento porque sua excreção se dá pelo leite materno, se a grávida precisar utilizar, tem que haver uma orientação do seu médico constantemente. 

- Durante o tratamento com Gabapentina o paciente não pode dirigir, operar máquinas por causa de seu estado cognitivo prejudicado. 

- Sempre falar ao seu médico de todas as medicações que já faz uso antes dele mesmo prescrever, super importante. Para que não haja piora da patologia já existente, se for parar de usar não pare do nada, o indicado é estar diminuindo as dosagens, mas isto é o médico que tem que fazer e não você por conta própria. 

- Gabapentina só pode ser via oral, seu médico tem que fazer a posologia específica para cada paciente. Pacientes com funções renais prejudicadas o médico tem que ajustar à dose.

- A Gabapentina esta relacionada ao neurotransmissor GABA, mas seu mecanismo de ação difere se ele for associado em outros fármacos. Exemplo de fármacos que interagem com o GABA e suas sinapses são os Valproatos, Benzodiazepínicos, que inibem a GABA transaminase (enzima que transforma, potencializa a ação da Gabapentina).

- Gabapentina depois de ser administrada, começa ter efeito farmacológico após 2 a 3 horas, sua biodisponibilidade no corpo vai depender da forma farmacêutica, que no exemplo que vou citar são em cápsulas de Gabapentina que sua disponibilidade será de 60% no organismo. 
 
- Esta droga não é influenciada por uma dieta específica, você pode continuar comendo normalmente o que tem costume. 

- Toda medicação tem uma hora que a dose chega a metade, isto indica o tempo de meia vida, isto também mostra a hora que temos que tomar a próxima dose. E o tempo de meia vida será de 5 a 7 horas. 

- Este medicamento foi testado em ratos e camundongos em doses diversas e repararam que os ratos tiveram um aumento estatisticamente em insuficiência de tumores de células acinares pancreáticas com doses elevadas. Isto aconteceu pela concentração de fármaco no plasma circulante ficar a 200mg/kg/dia. 

- A Gabapentina em estudos não mostrou potencial de mutação em células. 

- Esta medicação não tem interações com os fármacos Gabapentina, Fenobarbital, Fenitoína, Ácido Valproico, Carbamazepina.    

domingo, 3 de abril de 2016

GRAVIDEZ E VÍRUS ZIKA, LUTA CONTANTE !!!










Grávidas tomem cuidado diariamente. Então as mulheres grávidas tem que tomar cuidado dobrado, porque se forem picadas pelo mosquito podem estar comprometendo a vida saudável do seu bebê. Nós estamos enfrentando uma situação que é grave e a causa não é tão conhecida, pode haver muitas causas, pode ser um produto químico, ou medicamento, pode ser infecções de várias naturezas.

Em relação das mulheres que hoje estão grávidas, realizem todos os pré-natais, indo em todas consultas, fazendo todos os exames recomendados pelo seu médico. Não use qualquer tipo de medicamento que não tenha a prescrição e orientação médica. Abstenham-se de usar quaisquer drogas que irá trazer riscos ao seu bebê, que podem estar com febre, vermelhidão ou alguma doença pode ser transmitida.

Tem que ter a preocupação por doenças infecciosas, que se protejam dos mosquitos que transmitem a doença também, deixam janelas e portas fechadas ou com telas de proteção, utilizar roupas compridas para proteger contra os mosquitos Aedes.

Lembrando-se de que os mosquitos proliferam quando há condições pra se reproduzirem, então importante eliminar os criadouros dos mosquitos, como exemplo: Fechar caixas d´água, outros locais aonde os mosquitos podem se reproduzir.

A mulheres que não são gestantes e que querem engravidar devem conversar com sua família, com a equipe de saúde sobre conveniência de engravidar neste momento ao não.


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

A EPIDEMIA DO VÍRUS ZIKA NAS AMÉRICAS


O Vírus Zika foi descoberto em 1947, antes deste ano agente não sabia que existia. E foi descoberto por estudos nas florestas africanas, para descobrir que o vírus Zika que infectavam os macacos. Então colocavam Macacos Resos como sentinelas e deixavam lá e acompanhavam diariamente, quando o macaco pegava febre eles colhiam o sangue e guardavam. E num destes postos sentinelas foi encontrado um macaco infectado por um vírus, depois de estudado ganhou o nome de vírus Zika, mas era um vírus que só afetava, não afetava seres humanos.
 
Passado uns 10 anos ao redor de 58, foram descritos os primeiros casos de infecção que davam vermelhidão no corpo e coceira, dor nos olhos, febre baixa, dores nas juntas, fraqueza que em 4 à 5 dias a pessoa já se encontrava normal e ai foram detectados os primeiros casos de infecções pelo vírus Zika em seres humanos. A partir daí na África, Egito, Uganda, Tanzânia, Costa do Marfim, Serra da Leoa começaram aparecer casos do vírus Zika e também na Ásia, especialmente na Índia e naqueles países do Sudeste asiático.
 
Estes vírus eram transmitidos sempre pelo mosquito Aedes, na África era chamado de Aedes Africano, agora em abril e maio do ano de 2015 apareceu os primeiros casos de Zika no Nordeste do Brasil, especialmente Bahia e Pernambuco, mas também nos outros estados da Paraíba, Piauí, Maranhão. Existe uma suspeita que o vírus foi trazido pra cá por uma equipe de remo que veio disputar uma competição e eles vinham da Polinésia e porque depois que o vírus saiu da Ásia e África ele foi para a Ilha do Pacífico, primeiro na Micronésia e depois na Polinésia.  
 
Na Polinésia houve uma descrição mais completa dos estudos clínicos e verificou que mais ou menos 80 à 85% dos casos de infecção era assintomáticos, a pessoa pega o vírus e não desenvolve sintomas. Também foram descritos os primeiros casos de uma síndrome chamada de Síndrome de Guilliain barre. Esta síndrome durante a infecção produz anticorpos e estes anticorpos reagem contra as bainhas que encapa os nervos e você pode ter quadros de paralisia geralmente de membros inferiores, mas ela pode subir e comprometer a musculatura respiratória, tudo isto foi descrito na Polinésia, e seguindo as suspeitas, esta equipe de remadores terá trazido o vírus para o Brasil de o vírus foi crescendo.
 
Vocês sabiam que poderiam ser transmitido o vírus Zika por relação sexual?
As autoridades norte americanas confirmaram o primeiro caso de transmissão do vírus por via sexual no estado do Texas. As autoridades de Dallas receberam a confirmação do Centro de Controle de Prevenção de Doenças. foi informação que paciente foi infectado após relação sexual com um indivíduo doente que voltou de m país que o Zika vírus esta presente. Confirmaram que esta pessoa esteve em uma viagem na Venezuela, a OMS declarou que existe uma unidade global para combater a doença.
 
A OMS também manifestou seu temor que a epidemia se espalhe pela África e pela Ásia. A América do Sul é a região com maior número já relatado, particularmente o Brasil com mais de 1.500 mil infectados desde abril. A OMS diz que uma relação fortemente suspeita do vírus Zika como a Microcefalia (Má formação congênita) e, crianças que nasce com a cabeça e o cérebro pequenos.
 
 
 

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

100 DICAS SIMPLES PARA PREVENIR O ALZHEIMER I

- 11, Coma frutas silvestres todo dia
 
 Essas frutas ajudam a prevenir ou até reverter o envelhecimento físico e mental. Coma frutas ao equivalente a meia xícara ou duas xícaras. Frutas frescas ou secas, ou coma elas fazendo suco com leite ou iogurte.

- 12, Aumente seu cérebro

Ter mais massa cerebral ajuda a sobreviver aos danos do Alzheimer.

Exercite o cérebro com atividades físicas e mentais. Estas atividades mentais são por exemplo: pensar, estudar, caminhar e dançar.

- 13, Controle a pressão arterial

É uma das principais formas de adiar ou prevenir a demência. Verifique a sua pressão arterial periodicamente, evite o excesso de sal. O excesso de sal e refrigerante aumenta a chance em 87%de pressão alta.

 - 14, Faça um teste rápido do seu nível de glicose no sangue

Descubra antes se você tem diabetes e problemas de memória, para não sofrer no futuro. Caso esteja com nível de glicose alta, comece a se tratar para não sofrer no futuro.

- 15, Mantenha-se fisicamente ativo

Quanto mais você se movimentar, melhor pensa. Deixando seu corpo em movimento você faz o Alzheimer se distanciar de sua vida. Podemos se mexer em caminhadas, subir escadas, mexer os pés, movendo os músculos.

- 16, Não tenha medo da cafeína

Ela pode ajudar a combater as toxinas do Alzheimer no cérebro. A cafeína é muito boa, ajuda a retardar o Alzheimer. É recomendado tomar de 400mg à 500mg por dia. Se tiver problemas com cafeína por causa dos efeitos indesejáveis como: tremores, insônia entre outros, pode ser ingeridos outros tipos de bebidas que contenha a cafeína em pouca quantidade são elas: refrigerante à base de cola e bebidas energéticas.

- 17, Conte calorias

Coma menos para lembrar mais. Evitando o excesso de caloria, vão estar evitando a obesidade, diabetes e a pressão alta que são causadores do Alzheimer. Na verdade acredita-se que com a queima de caloria há uma oxidação das células do cérebro.

- 18, Cuidado com a doença celíaca

Surpresa: Alergia a trigo pode envenenar sua memória. No caso de perda de memória e sintomas celíacos típicos como gases, dor de barriga e perda de peso. Estes sintomas pode ser detectados por um exame de sangue e biopsia do intestino delgado.

- 19, Tome uma xícara de chocolate

O cacau ajuda a circulação sanguínea no cérebro. Escolha o chocolate amargo porque ele é rico em flavonoides e poucas calorias e é mais saudável, seu cérebro agradece. Indicado é o chocolate amargo em pó porque tem mais quantidade de flavonoides.

- 20, Controle o mau colesterol

Altas taxas de mau colesterol na meia-idade aumentam o risco do Alzheimer. Fique atento no seu colesterol ruim, se alimentando corretamente ingerindo frutas e evitando gorduras saturadas.

Obs.: Até a próximas publicação, com mais dicas de como se prevenir o Alzheimer.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

100 DICAS SIMPLES PARA PREVENIR O ALZHEIMER


Este livro foi escrito pela autor Jean Carper que descobriu que pessoas que carregam o Gene APOE4 aumentam as chances de desenvolver o Alzheimer.

Sabemos que não existe idade específica para esta doença acometer, a maior porcentagem é de idosos. Por isto, Jean Carper pesquisou e deu dicas que atrasam ou impedem esta doença de acometer a população. Com esta pesquisa foi descoberta 100 dicas para se prevenir.
 
São dicas simples e com coisas que agente tem em casa, vai ser citado abaixo a 100 dicas:
 
- 1. Beba com moderação
 
O álcool pode estimular ou destruir os neurônios. A bebida em pequenas doses não danificam, mas em grandes doses danificam os neurônios, levando até a morte.
 
- 2. Considere tomar Ácido Alfa Lipóico e Alcar
 
Estes dois suplementos atuam juntos para rejuvenescer seu cérebro. Comece a tomar um ou os dois suplementos, estes dois estimulam o cérebro. Você encontra eles para comprar juntos ou separados. Quando comprar verifique no rótulo a substância L- Carnitina ou Acetil L Carnitina.

- 3, Pergunte sobre a Anestesia

A anestesia pode causar Alzheimer? Especialistas não tem informações concretas que a anestesia causa Alzheimer, mas sabe-se que em idosos pré-dispostos a esta doença pode desencadear o Alzheimer. Então tem que se comentar com os anestesistas.

- 4, Peça um exame do tornozelo

Má circulação nos pés é sinal de problemas no cérebro. Peça ao seu médico exames, afim de descobrir se há uma probabilidade de desenvolver problemas de memória no futuro.

- 5, Não tenha receio de antibióticos

É surpreendente, mas eles podem ajudar a prevenir Alzheimer. Não esta provado realmente que antibióticos previne esta doença, o principal se sabe que os antibióticos pode prevenir os danos no cérebro. Lembrando que tomar medicamentos sem prescrição médica causa superbactérias que são futuros problemas.

- 6, Coma alimentos ricos em Antioxidantes

São antídotos poderosos contra o declínio da memória.. Não perca a oportunidade de comer frutas e verduras ricas em antioxidantes para nutrir seu cérebro, ele necessita.

- 7, Saiba mais sobre o Gene APOE4

Esse gene aumenta dramaticamente suas chances de ter a Alzheimer na velhice. Este gene aumenta a probabilidade desta doença vir a se desenvolver. Já existe exames que mostram se o indivíduo tem a probabilidade de desenvolver, isto poder vir a reduzir o risco.

- 8, Beba suco de maçã

Ele pode agir como um medicamento que combate o Alzheimer. Se fala direto que uma ou duas maçãs por dia evita inflamações. Isto já deixa você longe do médico, mas não impede que você marque uma consulta. É um bônus para o seu cérebro.

- 9, Cuidado com as gorduras ruins

É assustador ver como elas destroem as células do cérebro. As gorduras saturadas e trans são inimigas do seu cérebro e destroem as funções cognitivas.

- 10, Mantenha o equilíbrio

Um bom equilíbrio reduz a probabilidade de desenvolver demência. Faça seus exames para evitar surpresas no futuro, para evitar quedas. Isto principalmente se você já passou dos 60 anos.

Obs.: As próximas dicas vão estar nas próximas postagens...