domingo, 19 de outubro de 2014

GERAR NOVOS NEURÔNIOS NO CÉREBRO ADULTO



É possível gerar novos neurônios no cérebro adulto?

Sempre acreditamos que neurônios nunca se regeneram, mediante de estudos recentes foram constatados que são produzidos todos os dias neurônios novos.
Hoje sabemos que são produzidos novos neurônios em regiões específicas. Foi constatado pelo programa FAPESP.

Em 1852-1934, o fundador da neurociência moderna e ganhador do prêmio Nobel de medicina em 1906 que foi o médico espanhol Santiago Ramon y Cajal. Ele publicou 1928, o conceito do Sistema Nervoso Central (SNC), que faz parte de uma fixa, não conseguiria regenerar novas células cerebrais após a fase adulta, mesmo as células cerebrais sendo danificadas ao decorrer da vida. Então, após esta data foi instalados perguntas nas mentes das pessoas.

Em 1965, neurocientistas norte americanos Joseph Altman e o bioquímico indiano Gopal Das desafiaram com novos estudos em ratos a teoria de Ramon. Apresentaram evidências da geração de novos neurônios no SNC dos ratos, mas a comunicação dos cientistas abafaram não dando atenção.

Em 1970-1980 novos estudos de Das e Altman constataram na neurogênese o hipocampo (estrutura cerebral) e mesmo assim a comunidade de cientistas abafaram por uma década.

Em 1990, começou a mudar a concepção de Ramon y Cajal por uma psicologa e neurocientista norte americana Elizabeth Gould. Ela estudou por décadas, e e trouxe evidências plausíveis na neurogênese sobre giro denteado (região do hipocampo), estudou vários mamíferos como saguis, roedores e macacos adultos, isto fez que outros neurocientistas estudassem também.

Em 1991, o neurocientistas Fred Gage e colaboradores do Instituto Salk demostraram evidências da neurogênese no hipocampo de humanos adultos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário