quinta-feira, 9 de novembro de 2017

ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NA ÁREA DE ESTÉTICA



É uma área nova que o farmacêutico pode pode trabalhar, que nesta área estética é rentável, mas toda renda obtida não vai para o bolso do farmacêutico. Existem alguns cursos em estética que podemos fazer, mas temos que ter o devido cuidado.

Pela Resolução 573/22, permiti trabalhar e ser responsável dentro da estética básica. Nós farmacêuticos somos mais capacitados em prescrever  pela orientação medica.

Agora tem uma nova Resolução 616, que permite procedimentos mais invasivos, quando atuamos nesta área, temos que apostilar eles no CRF, nós podemos pedir exames para fins estéticos, e nós temos que ter cuidados com o paciente, podemos causar entupimento por gordura (esteatose hepática).

Temos vários tratamentos que estão anexados. Começamos envelhecer a partir do nascimento, e o Omega3 é um anti inflamatório que podemos tomar por toda nossa vida.
A estética trabalha com uma Filosofia “Semelhante cura Semelhante” igual a Homeopatia, a mão perde elasticidade porque perdeu a elastina (promove a volta da pele). Temos também a estética íntima fem e masc.

Existe tratamento íntimo masc e fem, tendo muitos injetáveis, temos o microagulhamento, pessoas compram e usam em casa e existem médicos fazendo errado. Tem lugares colocando o microagulhamento em geladeiras para serem reutilizadas. Ele é muito bom e dá resultado, famosos fazem processo em casa, isto é errado. Falta muito comprometimento nesta área, vimos que existe. Pessoas vendendo laminas pelo Facebook, não pode porque arrastam situações para lugares irregulares.

A Criolipose, congela a gordura, promovendo a morte de adipócitos, aonde tem adipócitos muxo a gordura volta. Existem também fios lifting de auto sustentação, que temos que conhecer sobre anatomia e existe um local que estuda cadáveres frescos. Praticamente estes procedimentos, podem serem feitos nas áreas íntimas.


Existem intercorrências na estética, desoxicolato pode causar necrose, o nosso organismo não aguenta exageros e pacientes acabam morrendo, mas o profissional é o culpado, porque os profissionais não valem nada porque por causa de dinheiro eles se vendem. Para não ocorrer nada de errado, nada de comprar coisas baratas, para não ficar com marcas irreversíveis. Podemos ter queimaduras em todas partes do nosso corpo com a falta de calibração de material. 

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

"SERIA ESTA A VITAMINA MILAGROSA?" VITAMINA D



Este livro fala sobre a grande pandemia de Vitamina D, mostra estudos que grande estudiosos fizeram para identificar aonde ela atua, também todas as doenças que a Vitamina D pode ajudar ao longo da vida e mostra sua eficácia dentro do nosso organismo. Descobrimos que esta vitamina é essencial para nosso cérebro e também que no cérebro existem Receptores de Vitamina D (RVD).

A muito tempo sempre ouvimos que a exposição ao sol seria prejudicial a nossa saúde pelos raios ultravioletas (RUV), mas com estes estudos mais aprofundados foi descoberto que o sol faz bem, mas tem que saber o horário correto para ficar exposto. Os estudiosos de medicina depois de muitos erros e acertos, chegaram num denominador comum que precisamos ficar 15 min todos os dias para ser absorvidos 7.000 mil UI (Unidades Internacionais), esta exposição ao sol pode contribuir para a melhora de Alzheimer, Câncer de mama, Cólon, Próstata, Autismo, Esclerose Múltipla, Asma, Alergias, Depressão, Doenças Autoimunes. Vocês devem estar se perguntando como os médicos sabem como estão os níveis de Vitamina D, eles pedem exames que medem os níveis séricos de Vitamina D no sangue. O nosso organismo absorve pela pele o 7-Dehydrocholesterol é transformado pelo UV e energia térmica em Vitamina D3 ou colecalciferol, transportado até o fígado e lá transforma em uma forma hidrolisada em 25(OH)D (Calcidiol), nesta fase ela pode ser medida seu nível sérico no sague. Eles fizeram estudos em pessoas com a Vitamina D e placebos, dividiram em dois grupos e perceberam que as pessoas que tomam a Vitamina D melhoraram e as quem tomaram o placebo continuaram sem resultado. Então depois de todos os estudos da equipe e do pesquisador Cedric Garland anunciou ao mundo que a exposição ao sol sem protetores solares poderia salvar a população das doenças já citadas, mas é muito complicado transformar a cabeça das pessoas que daqui em diante elas poderiam passear sem filtro solar, porque são anos de propagandas dizendo algo que iria contra o que estava mostrando os estudos da medicina. 

Dentre os pesquisadores existia um professor associado a Geriatria Robert Przyberlski em 2007, que estudou o grande mal que pode acabar com a população daqui uns anos o Alzheimer, e ele constatou que esta doença pode acometer as vítimas desta doença no período de sete anos. Existem pessoas que ainda estão vivos isto em porcentagem é de 2% que passam dos 14 anos de vida. Estudos pulicados no Journal of Alzheimers relata que a Vitamina D não só neutraliza, mas também “recupera” a parte danificada a Vitamina D é necessária para todas as pessoas e que quanto mais cedo colocar na vida o seu benefício vai ser fantástico. A Vitamina D também pode ajudar na melhor do Autismo, já têm registrados em estudos que nos últimos 20 anos teve um aumento desta doença graças aos médicos instruírem seus pacientes a evitar o sol, isto acomete os níveis de Vitamina D ativa ( Calcitriol ) no cérebro em desenvolvimento. Para evitar o autismo ou estagnar podemos começar a consumir peixes que são ricos em Vitamina D, temos estudos comprovados que esta vitamina encontrada nos peixes protege o nosso genoma (codificação genética) e que o também atinge pessoas afrodescendentes, com mais facilidade está provado que em países com menos sol o índice de autismo é muito maior e também este índice prevalece em pessoas afrodescendentes pelo excesso de melanina. Podemos falar que existem dois tipos de autismo, o genético e o causado pela falta de exposição ao sol que os médicos indicam que seus pacientes pela falta de Vitamina D.
  
A deficiência de Vitamina D, é um fator de risco primordial para desordens do desenvolvimento neurológico porque a Vitamina D é um hormônio que:

- Funciona como um neuroesteroide;
- É um potente regulador positivo de fator de crescimento neural;
- Encontra-se em uma grande variedade de tecidos cerebrais muito cedo na embriogênese;
- Oferece neuroproteção, efeitos antiepléticos e imunomodulação  (controle imunológico);
É indicado por estudos desde 1998, que as pessoas tomem sol regularmente no horário da manhã, é o horário que a radiação dos raio ultravioletas (RUV) são menores que a tarde ou começar fazer a reposição de Vitamina D no organismo, para que futuramente nós não sentimos os efeitos colaterais que a falta desta vitamina faz ao nosso corpo. Em gestantes é indicado para que o autismo não interfira na formação do seu bebê que tome sol pela manhã e  faça a reposição de Vitamina D, para sua imunidade e do seu bebê não fique comprometida. Nesta literatura por estudos, é comprovado que adultos em geral tomem 20 minutos de sol pela manhã, recebam cerca de 20.000 UI (Unidade Internacional) de Vitamina D e esta quantidade fica armazenada dentre as 24 horas. Uma curiosidade que foi descoberta 2010 por John Cannell, a Vitamina D induz mais de 3.000 genes, muitos deste 3.000 tem um papel no desenvolvimento fetal.
Mais duas doenças que a Vitamina D ajuda são as Asmas e Alergias, em estudos feitos na Nova Zelândia, antigamente se morriam destas doenças frequentemente na década de 60, 80. Em 2010, Professor chamado Dr. Carlos Camargo Jr. da Universidade de Harvard conduziu uma pesquisa de sangue de cordão umbilical entre922 recém-nascidos na Nova Zelândia, com esta pesquisa foi descoberta que recém-nascidos com baixo índice de Vitamina D eram suscetíveis a doenças infecciosas, porque a Vitamina D estimula a produção de antibióticos naturais, como a Catelicidina (cadeia de proteína antimicrobiano) que é produzido para proteger as passagens brônquicas, por isto que se fala que a Vitamina D fortalece o sistema imunológico.
Em 2012, foi constatado que em estudos feitos com 1.024 crianças asmáticas que tinham Vitamina D mais elevadas do que as outras, as medicações corticosteroides eram mais eficazes.
 Esta Vitamina também pode reduzir o índice de Câncer de Mama, em estudos feitos com diversas mulheres, foi constatado que ela pode influenciar no tamanho do tumor diminuindo o câncer de mama. Em estudos feitos em 2008, foi revelado que a taxa de mortalidade global de pessoas com este câncer foi de 458.00 pessoas, se for fazer uma pesquisa no Google Acadêmico existem 58.000 referências com o Câncer de Mama e a Vitamina D. Com estas pesquisas chegaram num denominador comum que adolescentes mulheres devem tomar sol para não desenvolver o câncer de mama, mas na idade adulta podendo fazer reposição de Vitamina D e Cálcio para que consigam tem gestações saudáveis, sabe-se que as células mamárias podem produzir Vitamina D mas precisa ter estímulos como o sol da manhã. Em 2011, foi desenvolvido um estudo com 15.464 mulheres que em porcentagem seria 43%, foi introduzida a Vitamina D e Cálcio com estas suplementações foram reduzidos os índices de câncer de mama, lembrando que está vitamina na pré e pós-menopausa trabalha diferente por causa dos níveis baixos de estrogênio. Em 2010 foi feito um estudo em laboratório com células cancerígenas e a vitamina D e viram que esta vitamina desencadeia a morte celular, é quem descobriu foi uma pesquisador chamado Joelen Welsh, que é semelhante com que o Tamoxifeno faz com as células cancerígenas, esta medicação ajuda a bloquear os receptores de estrogênio. Praticamente é o mesmo processo do câncer e o autismo, é demonstrados que mulheres afro-americanas são mais suscetíveis seis vezes para uma deficiência de vitamina D. O Câncer de cólon, foi constatado que mata mais do que o câncer de mama, porque ele tem estudos mistos (estudo duplo) quer dizer que não têm comprovação total que a Vitamina D salva, mas temos estudos que comprovando que ela pode ajudar para a prevenção ou até mesmo para reduzir o tumor. Também em estudos mostrados mediante a este livro que fumantes pode não ter a mesma sorte e os não fumantes. E também em um estudo de Câncer de Próstata entre os anos de 1993 e 1995, tiveram 114 amostras de sague de homens e neste tempo foi constatado que 100% destas pessoas tiveram um resultado letal em março de 2011. 
O Instituto Nacional de Saúde dos homens encontrou uma variação genética que pode ser responsável pelo câncer de próstata neste local, levando em conta que o câncer de próstata pode ser desengatilhado pelo excesso de Cálcio, mesmo vendo que a população não tem uma boa ingestão de Cálcio por dia. A Vitamina D é um regulador-chave da absorção de Cálcio.
Neste livro você vai encontrar várias doenças que a Vitamina D é utilizada para o tratamento e até para retardar o aparecimento delas. Continuando os estudos da Vitamina D, mostra que também pode servir seu uso para o tratamento de doenças do coração reduzindo as Placas de Ateroma (inicia-se com a agressão ao endotélio vascular), devida a diversos fatores de risco, como a elevação de lipoproteínas (gorduras) aterogênicas (como o LDL- colesterol ou "colesterol ruim"), hipertensão arterial, diabetes ou tabagismo, aumentando a resistência dos vasos sanguíneos. Esta vitamina serve também para evitar gripes pandêmicas tal como as infecções comuns, como aquelas adquiridas em hospitais.
Gestantes são usuárias constantes, porque toda as vitaminas que elas ingerem vão para o feto, e a Vitamina D não seria diferente. A Vitamina D é utilizada pelos fetos para o fortalecimento e a formação do esqueleto, por isto que gestantes tem que ter uma ingestão desta vitamina constantemente. Se esta vitamina estiver faltando pode se ocasionar algumas doenças tais como doenças mentais, esclerose múltiplas, doenças de Crohn e diabetes tipo 1, istas doenças pode acontecer por questões genéticas ou por deficiência de Vitamina D.
Também foi mostrado em estudos que protetores solares não evitam a absorção de raios UVB, mostrou que existem dois tipos de protetores os orgânicos e os minerais, neste tipo de produtos são utilizados as nanopartículas que são as únicas partículas que consegue ultrapassar a membrana celular, e podendo modificar geneticamente seu genoma. Existem algumas substâncias tais como o dióxido de titânio (TiO2), que se acumulam em alguns órgão não tendo a excreção total da substância. Então para fazer efeito você tem que repassar do indivíduo várias vezes quando estiver exposto ao sol, lembrando que esta substância entra em oxidação com o cloro (Cl2+) da piscina e sofre oxidação causando um dano ao seu corpo mesmo não sendo visível.

Então podemos concluir que esta Vitamina D é necessária para tudo em nosso organismo desde a gestação até o envelhecimento. 

sábado, 18 de fevereiro de 2017

IMURAN (AZATIOPRINA)



Esta medicação faz parte de um grupo de medicamentos imunossupressores. Azatioprina atua diminuindo a força da defesa natural do nosso corpo. É indicado para ajudar o nosso organismo em doenças denominadas autoimune (doença que ataca o próprio órgão). Também utilizado em casos de transplantes para não haver rejeições. 

Podemos abaixo citar algumas doenças autoimunes:

- Artrite reumatoide grave;

- Lúpus eritematoso sistêmico;

- Hepatite crônica ativa autoimune entre outros;

Imuran geralmente é usado concomitantemente com outras medicações. Ele pode ter efeito desejado após semanas ou meses. Sempre prestar atenção se ocorrer algum tipo de alergia a mercaptopurina, pode ter alergia a esta medicação também. Ele não pode ser administrado em grávidas e lembrando que Azatioprina pode ativar uma tuberculose primária, por isto que os médicos ficam sempre atentos.

Quando estiver utilizando outra medicação, você tem a obrigação de avisar-lo, como por exemplo captopril, cimetidina, alopurinol. 

Azatioprina como já foi falado, só tem um resultado após semanas ou meses. Ela serve como um poupador de esteroide. Sua concentração plasmática de Azatioprina e mercaptopurina não estão relacionadas com a eficácia terapêutica. Sabe-se que os mecanismos de ação não estão totalmente esclarecidos. 

A absorção deste fármaco é feita no Trato Gastro Intestinal superior (TGI). Em estudos de distribuição não se mostrou em tecidos em particular, mas foi encontrado 35S no cérebro. Seu metabolismo é rapidamente metabolizado, a molécula de mercaptopurina entra na membrana celular e convertido intracelular (dentro da célula) em muitos tioanálogos de purina. A mercaptopurina se oxida e produz um metabólito inativo pela xantina oxidase, enzima inibida pelo alopurinol. Ele é eliminado pela forma inativa, pelo ácido tiúrico. 

Esta medicação não pode ser usada por gestantes e lactantes, porque este fármaco é teratogênico (anomalias fetais).

domingo, 12 de fevereiro de 2017

ACEBROFILINA



Acebrofilina tem sua função de broncodilatador, mucorregulador, expectorante e também é indicado para pacientes com patologias tais como, hipersecreção, bronquite asmática, bronquite aguda entre outras. 

Ela pode ser contra indicada a pacientes com hipersensibilidade em xantina e também com pacientes hipertensos. Esta medicação tem que ser usado com cuidado em pacientes com cardiopatias, hipertensão, hipoxemia e úlcera péptica. A Acebrofilina é indicado para tomar duas vezes ao dia, podendo acontecer um desconforto gastrointestinal, tendo tonturas. No caso do paciente tomar uma grande quantidade chamada de superdosagem, não ocorrendo convulsões, pode tomar  laxante ou induzir o vômito. 

Esta medicação possui vários mecanismos como, fragmentação de muco, diminuir a viscosidade, tornando mais fluido, isto é muito bom para a ventilação do aparelho respiratório, ela atua estimulando a síntese e secreção de surfactantes alveolares. Em pacientes sadios por ser usado na forma farmacêutica de xarope, ela fica em alta no plasma. Seu tempo de meia vida no plasma varia de 3 a 5 horas. 

A acebrofilina quando entra no nosso organismo ela se dissocia em teofilina e em ambroxol. Ambroxol é utilizado como tratamento de doenças pulmonares, nas secreções de macrófagos (responsável por destruir os micróbios patogênicos) alveolares obtidos pela lavagem alveolar. Existem dois tipos de macrófagos alveolares os IL-12, IL-10, a IL são resistentes as infecções causadas pelos hospedeiro. Ela tem uma molécula que se resulta na fusão das moléculas de ambroxol com o ácido 7-teofilinacético, que se resulta em teofilinato de ambroxol. 

"Mas sempre consulte seu médico no caso de dúvidas ou de reações adversas"


sábado, 11 de fevereiro de 2017

CLORIDRATO DE RANITIDINA



Este medicamento cloridrato de ranitidina é utilizado em tratamentos de úlceras de estômago, úlceras pépticas, infecções causadas pela bactéria Helicobacter pylori. A ranitidina pode ser associados com anti inflamatórios. O Cloridrato de Ranitidina é uma substância que funciona para reduzir o ácido produzido pelo estômago, isto ajuda na cicatrização das gastrites. E sempre lembrar que temos que seguir a posologia da receita feita pelos médicos. 

A ranitidina pode mascarar sintomas de carcinomas gástricos, também se pacientes tiverem insuficiência renal tem que ser alterado a dosagem porque a excreção não vai ser completa. Os médicos tem que ficar atentos em pacientes idosos e pacientes com úlceras pépticas, para ser alterado a dosagem da ranitidina e dos anti inflamatórios não esteroidais

O principio ativo ranitidina é um antagonista (movimento contrário) do receptor histamínico H2. Ela também inibi a  secreção gástrica e a secreção basal,  melhorando a sensação de desconforto. 

A ranitidina em sua administração, sua concentração plasmática atinge ao 15 minutos. Quando ela chega no período de distribuição, a ranitidina varia de 96 a 142 litros. Ela não é metabolizada totalmente, a parte metabolizada se chama Desmetilranitidina. Sua concentração plasmática diminui, com o tempo de meia vida chega de 2 a 3 horas e sua excreção será renal.  Lembrando que esta medicação em pacientes aos 50 anos de idade o tempo de meia vida aumentada de 3 a 4 horas, também é diminuído a sua eliminação por conta da função renal debilitada. 

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

VITAMINA C (ÁCIDO ASCÓRBICO)



O Ácido Ascórbico participa de muitas situações dentro do nosso corpo. Vou citar parte que esta participando de alguns metabolismos, do ácido fólico, fenilalanina, tiroxina, ferro, histamina, norepinefrina entre outros processos enzimáticos de fármacos. Também participa numa função muito importante na integridade dos vasos sanguíneos. Quando ela é absorvida pelo nosso organismo, o ácido ascórbico é absorvido rapidamente pelo Trato Gastro Intestina. 

A Vitamina C além de ser usada em fármacos, ela também pode ser utilizada em produtos cosméticos, lembrando que ela é uma substância fotossensível, ela protege as proteínas estruturais da pele, como o colágeno e elastina, são responsáveis pela firmeza e elasticidade cutânea. A Vitamina C promove um fator de proteção contra os raios UVs. 

A Vitamina C também serve para os fármacos e pacientes com deficiência de ácido ascórbico, que pode acontecer pela má absorção do nosso organismo. Ela trabalha oferecendo suporte ao sistema imunológico, pela propriedade antioxidante que neutraliza os radicais livres nas células. Então está vitamina também pode ter uma excreção renal quando esta em excesso no corpo. 

Como foi falado o ácido ascórbico é absorvido no intestino, para ser absorvido há necessidade de sódio, quem faz uso de barbitúricos e salicilatos afetam a absorção de vitamina C. A capacidade do intestino de armazenar este ácido é de 1.200mg/24hrs.

Então a Vitamina C é um poderoso antioxidante e combate a forma dos radicais livres. Ajuda as células do organismo a crescerem e permanecerem sadias. 

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

A CIDADE SEM MEMÓRIA COM "ALZHEIMER"



Existem pessoas que sofrem de Alzheimer na Colômbia em uma cidade chamada Angostura. Estas pessoas vão ser cobaias vivas para se descobrir a cura ou tratamento, dando uma sobrevida para o portador de Alzheimer. 

Nesta cidade existem 12 mil habitantes e mais ou menos 12% têm mutações genéticas, que leva um raro e precoce mal de Alzheimer. Esta doença acomete geralmente dos 35 anos em diante dando falência dos neurônios, com lapsos de memória. Metade de todas as pessoas com esta doença estão na Colômbia mais especificamente na cidade de Angostura. Existe Antióquia que é uma ilha genética, que possui um laboratório que atrai médicos por causa desta doença genética que acomete tanta gente.

Existe uma família que se mudou para esta cidade de Angostura desde 1745, por causa que a cidae era rica em minérios, esta família é a mais afetada pelo o mal de Alzheimer precoce e hereditário. Francisco Lopera (coordenador do grupo de neurociência da Universidade de  Antióquia) achou este lugar muito bom para estudos, separando 250 voluntários para pesquisas feitas com medicamentos. Esta é uma oportunidade para estudar e tentar atrasar ou impedir o Alzheimer. O diretor da pesquisa no Instituto Banner do Arizona o Pierre Tariot diz que os estudos tem que ser baseado no Alzheimer tardio para que não fique muito mais tarde. 

Sr. Lopera no dia 25 de Novembro contou sua história que perdeu sua mãe e suas três irmãs estavam com Alzheimer acamadas em fase terminal, ele era o único mesmo tendo 60 anos que não tinha esta doença. Nesta cidade antigamente tinha uma lenda de quem encostasse em uma árvores ficaria acometidas pelo Alzheimer e quem descobrisse pegaria a doença e também que fizesse sexo acontecia a mesma coisa pegaria a doença. Lembrando que a Colômbia o Alzheimer se chama de "La bobera". Quando Lopera contou o que estava acontecendo para as autoridades, eles começaram a cruzar Certidões de óbitos de todos os falecidos. 

Outro médico da equipe chamado Andrés Villegas, mostrou o custo que o doente terá pro resto da vida, 300 mil pesos por mês, isto corresponde cerca de 150 dólares, e o sistema nacional de saúde obriga os colombianos ir na justiça para conseguir pagar seus produtos como fraldas e muito mais. 

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

ANASTROZOL



Anastrozol é indicado para tratamento do câncer de mama inicial em mulheres pós menopausa. 

Em pacientes recebendo Anastrozol houve uma redução da incidência do câncer de mama e também em mulheres com câncer de mama avançado. 

Houve um estudo clínico da fase III, mostrou que Anastrozol é eficaz no câncer inicial e até no avançado. Nestes estudos foram analisados 9.366 mulheres na pós menopausa por 5 anos e foi provado que Anastrozol é superior ao Tamoxifeno, mediante as mulheres que tinham receptores hormonais positivos, o resultado era fantástico. 

O Anastrozol mesmo sendo melhor em questão de eficácia, ele diminui os fogachos, sangramentos vaginais, corrimentos vaginais, câncer endometrial, eventos tromboembólicos, eventos cerebrovasculares, comparados a pacientes medicados com Tamoxifeno. 

O Anastrozol é um inibidor não hormonal  da aromatase e altamente seletivo. Em mulheres pós-menopausa, o estradiol é conseguido pela transformação da androstenediona em estrona que é convertida em estradiol, que tudo acontece pelo complexo enzimático aromatase nos tecidos periféricos. O Anastrozol é tomado em doses de 1 mg diariamente, ele suprime o estradiol superior à 80%. 

A absorção de Anastrozol ocorre dentro de duas horas, sua concentração plasmática diminui depois destas duas horas. Sua excreção acontece lentamente e sua eliminação plasmática é de 40 à 50 horas. A alimentação dificulta deixando mais lentamente sua absorção. 

FEBRE AMARELA



A Febre Amarela é uma doença infecciosa causada por arbovírus, mantido em um ciclo silvestre. Seu agente etiológico é o Aedes, Haemagogus e Sabethes na América e seu hospedeiro é o macaco, eles servem como hospedeiro amplificador. Temos dados palpáveis em porcentagens, 100% da população infectada, 90% das pessoas apresentam uma forma de cura e 10% das pessoas apresentam quadros de mortalidade. Nas regiões das Américas, são descritos 4,543 casos. A OMS  recomenda que se haja uma vacinação a cada 10 anos.

Ela é uma doença endêmica ou enzoótica, que periodicamente acontece uma epidemia na saúde pública, sendo transmitida por insetos hematófagos (insetos que alimentam de sangue) da família Culicídae. 

A Febre Amarela pode ser transmitida na região urbana e na região silvestre, o poder de mortalidade é de 5 à 10%, quando chega em casos de problemas como paralisia, falência e deficiência de alguns órgãos, esta mortalidade chega até 50% dos indivíduos. Pela literatura os indivíduos acometidos são jovens e do sexo masculino. 

Na visão clínica, esta febre amarela se apresenta com vários sintomas ou assintomáticos, a vacina que é tomada é a vacina 17D do vírus vivo atenuado cada 10 anos. A febre amarela quando sintomática, tem como sintomas e sinais repentinos como os descritos abaixo: 

- Dor de cabeça;

- Dor  muscular;

- Febre alta;

- Calafrios; 

- Náuseas;

- Vômitos; 

Estes sintomas ficam por três dias. O mesmo vetor que transmite dengue, zika é o mesmo que transmite a febre amarela, então para não ter a proliferação temos que ter consciência em cuidar da limpeza e do acúmulo de água apara nos recipientes. 

Ela esta presente em 3.600 municípios brasileiros, no Brasil não ocorre febre amarela desde 1942, mas nas áreas urbanas existem desde que foi reintroduzido. Lembrando que todos os locais aonde existem florestas, áreas rurais, o mosquito infecta os macacos. Este vírus esta presente em todos os municípios. 

Sua fácil locomoção dentro do organismo das pessoas que viajam para áreas rurais, regiões do cerrado e florestas é muito fácil e preocupante para a disseminação do vírus, como já falado este vírus tem duas formas de ser adquiridos na área rural ou urbana. A OMS sempre indica que 10 dias antes da viagem você tem que ir num local para tomar a vacina e se tiver dúvidas existem laboratórios capacitados para fazer o exame em até 48 horas sai o resultado. 

É bom saber que o mosquito reservatório pode transmitir a febre amarela urbana ou silvestre, agora está em estudos para saber se esta febre amarela que esta acometendo as regiões é o mesmo de Minas Gerais (MG). Em MG o ciclo silvestre esta forte, mas o homem esta matando os  macacos, que também são tão vitimas quanto o homem mesmo. 

Com este surto Nicarágua e Panamá estão exigindo além do passaporte também o certificado internacional de vacina, a vacina aplicada pelo menos 10 dias antes da viagem, estes requezitos são exigidos dos viajantes do Brasil para estes dois lugares. 

"Então antes de viajar vamos se proteger"

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

ATRIPLA ( TENOFOVIR DISOPROXIL FUMARATE/ EFAVIRENZ/ EMTRICITABINE )


Esta medicação é utilizada em tratamento antirretroviral, pacientes já infectados, o Atripla (Composto de três fármacos)só pode ser prescrito por médicos especializados como por exemplo médicos infectologistas.

Geralmente esta fármaco é tomado 1 por dia, esta é sua posologia. Se o Atripla for esquecido de ser tomado, no período entre 12 horas o paciente tem que tomar o mais rápido possível, se o paciente esquecer e passar das 12 horas então o indicado é esquecer esta dose e espere para tomar a próxima dose.  Quando o paciente vomitar no espaço de 1 hora, ele pode repetir a dose, mas se ele vomitar depois de 1 hora, não precisa tomar novamente. 

É recomendado que o Atripla seja tomado com o estômago vazio, por causa de um dos fármacos que compõe que neste caso é o Efavirenz, que pode aumentar as reações adversas, com isto é recomendado ao deitar. 

É indicado que Atripla seja tomado ao deitar, se for outra formulação separada você pode tomar como o médico prescreveu. Também quando precisar ser interrompido o tratamento com este fármaco tem que levar em conta o tempo de meia vida de cada fármaco que compõe da formulação. 

O Efavirenz não inibi a transcriptase (TR) do vírus 2, mas inibi a TR reversa do vírus tipo 1. Este fármaco não inibi as proteínas do DNA e RNA do vírus tipo 2. 

A Emtricitabina é semelhante ao nucleotídeo da citidina ( molécula que é formada quando uma citosina é ligada a um anel de ribose ).

Já na farmacocinética, as formas farmacêuticas separadas de cada fármaco foi administradas em pessoas infectadas pelo VIH. Enquanto teve estudos que constataram que os fármacos tomacos separados davam muito trabalho no dia inteiro, então desenvolveram este medicamento o Atripla, que se toma 1 x ao dia. Mas lembrando que todo medicamento existe contraindicações, então antes de iniciar o tratamento leia atentamente. 

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

TALIDOMIDA



A Talidomida é utilizada em ações anti-inflamatórias na hanseníase e na atividade moduladora na resposta imunológica. Este fármaco é utilizado em doenças degenerativas, controle de ulceras crônicas, portadores de DST/HIV/AIDS. 

Esta medicação não tem função antibacteriana, somente atividade moduladora e anti-inflamatória.

Não pode ser utilizada a Talidomida no caso de gravidez, porque pode interferir na gestação com uma má formação dos pés e mãos, isto pode ser chamado de focomelia. Podemos evitar a focomelia utilizando este fármaco após 21 a 56 dias depois da concepção. 

Não se têm provas que a Talidomida seja excretada pelo leite materno, então não é recomendado que lactantes faça seu uso. 

Seu mecanismo de ação não foi bem elucidado, mas pode ser comprovado o poder sedativo, pela relação entre a glutetimida e a clortalidona. Dentro deste mecanismo podemos enfatizar a ação anti-inflamatória e moduladora da resposta imune. 

A Talidomida tem um efeito teratogênico, que será dividido em três hipóteses. Estas hipóteses ficam entre as cristas neurais, inibição da angiogênese em células cardíacas dos embriões, redução dos receptores de adesão de células mãe que se originam os membros. 

Este fármaco em ação diminui a atividade fagocitária de monócitos, que reduz a inflamação e a lesão tecidual pela supressão da produção de radicais livres que se alimentam de O2 (oxigênio).

A Talidomida tem uma afinidade por Linfócitos T helper do que pelos outros linfócitos. Estas células têm papéis que interrompem o processo de rejeição de um transplante. Sua absorção é pelo TGI (Trato Gastro Intestinal) lentamente, a biodisponibilidade no organismo será de 67 à 93%. A distribuição deste medicamento é de 121 L em indivíduos saudáveis. 

Em pacientes com hanseníase II sua biodisponibilidade é aumentada, em pacientes com HIV sua biodisponibilidade é de 78 L. 

Sabendo disto, sempre procure seu médico é fale a ele dos medicamentos que você já faz uso, para não haver nenhuma interação. Porque a Talidomida é classificado como medicamento controlado de acordo com as leis n. 10.651/03, RDC 11, RDC 24. 

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

TOXICOLOGIA



Toxicologia é uma ramificação da farmácia, que é a ciência que estuda os efeitos tóxicos e os mecanismos de ação das substâncias tóxicas, assim como a prevenção e o tratamento das intoxicações. 

Vou falar um pouco desta vertente: 

Existe um ditado dentro da toxicologia, desde o século XIV enunciado por Paracelsus, que a diferença entre o medicamento e o veneno se encontra na dose. 

Esta parte estuda os efeitos aversos de todas as substâncias, tais como medicamentos, drogas sobre os organismos vivos. Para saber os benefícios dos fármacos foram melhor compreendidos após a introdução dos antibióticos, isto aconteceu no período pós-segunda Guerra Mundial. 

Em 1960, foram descobertos os principais mecanismos de intoxicação. 

A Segurança de Uso de Fármacos só foi criada após um desastre na farmacologia com o fármaco Talidomida na ciência moderna. Este fármaco é utilizado como sedativo e hipnótico, ele foi usado durante gestações e causou milhares de casos de focomelia (má formação de membros) em fetos e causa ate a morte. A Talidomida como todos os medicamentos foram testados e foi revelado dados toxicológicos insuficientes, isto foi considerado como mal interpretados. 

ÁREAS DA TOXICOLOGIA

Ela é uma ciência multidisciplinar, abrange várias áreas de conhecimentos científicos. Tendo que se relacionar, passear entre outras parte da ciência, para atingir seu objetivo de prevenção, diagnosticar e tratar um paciente que se envolveu com substâncias químicas genéricas, chamadas como veneno, tóxicos, xenobióticos (substância de fora).

A Toxicologia é desenvolvida por especialistas com diferentes formações profissionais, que cada um pode oferecer suas idéias e contribuições nas áreas de atuação. As áreas são divididas de acordo com o agente e também daonde o agente atinge. 

- Toxicologia Ambiental, estuda os efeitos nocivos produzidos pela interação dos contaminantes químicos com o organismo humano. 

- Toxicologia de Alimentos, estuda os efeitos adversos produzidos por agnetes químicos nos alimentos. 

- Toxicologia Social, estuda os efeitos nocivos das substâncias químicas (droga, fármacos) usados pelos homens na sociedade. 

- Toxicologia Forense, estuda os efeitos de substâncias químicas, geralmente pós morte. 

No Brasil, existe um órgão chamado ANVISA, que controla a qualidade dos alimentos, medicamentos, pesticidas, saneantes, dispositivos médicos, entre outros. Foi criado NOTIVISA para uma maior notificação de reações adversas, que pode ser utilizado para postar na rede eletrônicapor profissionais da saúde ou pacientes. 

Então sabendo que você tem este documento e portal ao seu favor, utilize !!!!!