sábado, 18 de fevereiro de 2017

IMURAN (AZATIOPRINA)



Esta medicação faz parte de um grupo de medicamentos imunossupressores. Azatioprina atua diminuindo a força da defesa natural do nosso corpo. É indicado para ajudar o nosso organismo em doenças denominadas autoimune (doença que ataca o próprio órgão). Também utilizado em casos de transplantes para não haver rejeições. 

Podemos abaixo citar algumas doenças autoimunes:

- Artrite reumatoide grave;

- Lúpus eritematoso sistêmico;

- Hepatite crônica ativa autoimune entre outros;

Imuran geralmente é usado concomitantemente com outras medicações. Ele pode ter efeito desejado após semanas ou meses. Sempre prestar atenção se ocorrer algum tipo de alergia a mercaptopurina, pode ter alergia a esta medicação também. Ele não pode ser administrado em grávidas e lembrando que Azatioprina pode ativar uma tuberculose primária, por isto que os médicos ficam sempre atentos.

Quando estiver utilizando outra medicação, você tem a obrigação de avisar-lo, como por exemplo captopril, cimetidina, alopurinol. 

Azatioprina como já foi falado, só tem um resultado após semanas ou meses. Ela serve como um poupador de esteroide. Sua concentração plasmática de Azatioprina e mercaptopurina não estão relacionadas com a eficácia terapêutica. Sabe-se que os mecanismos de ação não estão totalmente esclarecidos. 

A absorção deste fármaco é feita no Trato Gastro Intestinal superior (TGI). Em estudos de distribuição não se mostrou em tecidos em particular, mas foi encontrado 35S no cérebro. Seu metabolismo é rapidamente metabolizado, a molécula de mercaptopurina entra na membrana celular e convertido intracelular (dentro da célula) em muitos tioanálogos de purina. A mercaptopurina se oxida e produz um metabólito inativo pela xantina oxidase, enzima inibida pelo alopurinol. Ele é eliminado pela forma inativa, pelo ácido tiúrico. 

Esta medicação não pode ser usada por gestantes e lactantes, porque este fármaco é teratogênico (anomalias fetais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário