quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

TALIDOMIDA



A Talidomida é utilizada em ações anti-inflamatórias na hanseníase e na atividade moduladora na resposta imunológica. Este fármaco é utilizado em doenças degenerativas, controle de ulceras crônicas, portadores de DST/HIV/AIDS. 

Esta medicação não tem função antibacteriana, somente atividade moduladora e anti-inflamatória.

Não pode ser utilizada a Talidomida no caso de gravidez, porque pode interferir na gestação com uma má formação dos pés e mãos, isto pode ser chamado de focomelia. Podemos evitar a focomelia utilizando este fármaco após 21 a 56 dias depois da concepção. 

Não se têm provas que a Talidomida seja excretada pelo leite materno, então não é recomendado que lactantes faça seu uso. 

Seu mecanismo de ação não foi bem elucidado, mas pode ser comprovado o poder sedativo, pela relação entre a glutetimida e a clortalidona. Dentro deste mecanismo podemos enfatizar a ação anti-inflamatória e moduladora da resposta imune. 

A Talidomida tem um efeito teratogênico, que será dividido em três hipóteses. Estas hipóteses ficam entre as cristas neurais, inibição da angiogênese em células cardíacas dos embriões, redução dos receptores de adesão de células mãe que se originam os membros. 

Este fármaco em ação diminui a atividade fagocitária de monócitos, que reduz a inflamação e a lesão tecidual pela supressão da produção de radicais livres que se alimentam de O2 (oxigênio).

A Talidomida tem uma afinidade por Linfócitos T helper do que pelos outros linfócitos. Estas células têm papéis que interrompem o processo de rejeição de um transplante. Sua absorção é pelo TGI (Trato Gastro Intestinal) lentamente, a biodisponibilidade no organismo será de 67 à 93%. A distribuição deste medicamento é de 121 L em indivíduos saudáveis. 

Em pacientes com hanseníase II sua biodisponibilidade é aumentada, em pacientes com HIV sua biodisponibilidade é de 78 L. 

Sabendo disto, sempre procure seu médico é fale a ele dos medicamentos que você já faz uso, para não haver nenhuma interação. Porque a Talidomida é classificado como medicamento controlado de acordo com as leis n. 10.651/03, RDC 11, RDC 24. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário