terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

FEBRE AMARELA



A Febre Amarela é uma doença infecciosa causada por arbovírus, mantido em um ciclo silvestre. Seu agente etiológico é o Aedes, Haemagogus e Sabethes na América e seu hospedeiro é o macaco, eles servem como hospedeiro amplificador. Temos dados palpáveis em porcentagens, 100% da população infectada, 90% das pessoas apresentam uma forma de cura e 10% das pessoas apresentam quadros de mortalidade. Nas regiões das Américas, são descritos 4,543 casos. A OMS  recomenda que se haja uma vacinação a cada 10 anos.

Ela é uma doença endêmica ou enzoótica, que periodicamente acontece uma epidemia na saúde pública, sendo transmitida por insetos hematófagos (insetos que alimentam de sangue) da família Culicídae. 

A Febre Amarela pode ser transmitida na região urbana e na região silvestre, o poder de mortalidade é de 5 à 10%, quando chega em casos de problemas como paralisia, falência e deficiência de alguns órgãos, esta mortalidade chega até 50% dos indivíduos. Pela literatura os indivíduos acometidos são jovens e do sexo masculino. 

Na visão clínica, esta febre amarela se apresenta com vários sintomas ou assintomáticos, a vacina que é tomada é a vacina 17D do vírus vivo atenuado cada 10 anos. A febre amarela quando sintomática, tem como sintomas e sinais repentinos como os descritos abaixo: 

- Dor de cabeça;

- Dor  muscular;

- Febre alta;

- Calafrios; 

- Náuseas;

- Vômitos; 

Estes sintomas ficam por três dias. O mesmo vetor que transmite dengue, zika é o mesmo que transmite a febre amarela, então para não ter a proliferação temos que ter consciência em cuidar da limpeza e do acúmulo de água apara nos recipientes. 

Ela esta presente em 3.600 municípios brasileiros, no Brasil não ocorre febre amarela desde 1942, mas nas áreas urbanas existem desde que foi reintroduzido. Lembrando que todos os locais aonde existem florestas, áreas rurais, o mosquito infecta os macacos. Este vírus esta presente em todos os municípios. 

Sua fácil locomoção dentro do organismo das pessoas que viajam para áreas rurais, regiões do cerrado e florestas é muito fácil e preocupante para a disseminação do vírus, como já falado este vírus tem duas formas de ser adquiridos na área rural ou urbana. A OMS sempre indica que 10 dias antes da viagem você tem que ir num local para tomar a vacina e se tiver dúvidas existem laboratórios capacitados para fazer o exame em até 48 horas sai o resultado. 

É bom saber que o mosquito reservatório pode transmitir a febre amarela urbana ou silvestre, agora está em estudos para saber se esta febre amarela que esta acometendo as regiões é o mesmo de Minas Gerais (MG). Em MG o ciclo silvestre esta forte, mas o homem esta matando os  macacos, que também são tão vitimas quanto o homem mesmo. 

Com este surto Nicarágua e Panamá estão exigindo além do passaporte também o certificado internacional de vacina, a vacina aplicada pelo menos 10 dias antes da viagem, estes requezitos são exigidos dos viajantes do Brasil para estes dois lugares. 

"Então antes de viajar vamos se proteger"

Nenhum comentário:

Postar um comentário