sábado, 10 de janeiro de 2015

ALZHEIMER "O PROGRAMA INOVADOR PARA A PREVENÇÃO E TRATAMENTO"


Dra. Sandra Cabot pesquisou por longo tempo uma forma de prevenir e combater este mal que se chama Alzheimer, trazendo informações importantes tanto para os familiares quanto para os portadores desta doença. Em princípio explicasse a anatomia do cérebro sadio e o cérebro de uma pessoa com Alzheimer ou com outra forma de demência.

O cérebro é dividido em partes: Lobo frontal, Lobo parietal, Lobo occipital, Lobo temporal, Tronco cerebral e Cerebelo. Dentro do cérebro temos os Gânglios basais, Amigdala e também nosso cérebro é dividido em Sistema Límbico (Hipocampo, Tálamo, Hipotálamo). Não podemos esquecer dos neurônios (células do cérebro).

Os neurônios são constituídos de Sinapse, Núcleo do neurônio, Axônios que este conjunto é responsável pelo processo de transmissão de mensagem. Vamos relatar abaixo todas as partes dos neurônios para que você consiga visualizar:

- Núcleo do neurônio, controla a célula.

- Axônios, transmite a mensagem.

- Sinapses, é nesta área que ocorre a transmissão de informações.

- Bainha de mielina, é a camada protetora do axônio.

- Dendritos, são as antenas dos neurônios, que recebem as mensagens do outros neurônios.

Quando o cérebro é afetado pelo Alzheimer, existem duas substâncias que ficam em desordem, que são elas: Placas beta-amiloides e os Novelos, que ficam bagunçados no meio dos neurônios.

A Dra. Sandra Cabot, desenvolveu um Programa de quatro pontos como forma de proteção ou para amenizar os danos que foram causados pela doença. Então como já foi citado, no cérebro de pacientes com o mal de Alzheimer é produzido em excesso os novelos e as placas beta-amiloides.

- Placas beta-amiloides, são depósitos densos de proteínas não funcionais.

- Novelos, são fibras torcidas que se acumulam dentro e ao redor das células nervosas.

E elas explica se baseando em dados estudados e adquiridos por pesquisas feitas em grupo de pessoas, a doutora Sandra Cabot explica, ensina alguns programas de exercícios, nutricionais entre outras condutas a somada em sua vida. Como uma grande conhecedora desta doenças, ela fala e explica minuciosamente todos os danos que o cérebro vai passar, que você leitor poderá ficar atento em você mesmo e em seus familiares.

Podemos falar que tudo podem desencadear o Alzheimer ou outras demências, desde uma diabete até um traumatismo craniano. Vamos citar abaixo os diversos fatores que pode desencadear:

- Gênero

- Educação

- Diabete e a Síndrome Metabólica

- Sonhos

- Idade

- Fumo

- Acidentes vasculares


Existe outros riscos adicionais:

- Traumatismo craniano

- Reposição hormonal

- Etnia

- Pressão arterial

- Obesidade

- Disfunção tiroidiana

- Alumínio

- Dieta deficiente

- Inatividade

- Drogas e Álcool

- Genética

- Apneia noturna

-Vírus

Estes são situações que pode desencadear o Alzheimer. Neste livro é falado que o Alzheimer acontece sempre após uma disfunção em nosso corpo. Em 60% dos casos de demência são devidos ao Mal de Alzheimer. Nós não damos importância para a nossa saúde, mas quanto mais cedo for diagnosticado, menos probabilidade de a doenças espalhar. A Dra. Sandra Cabot, detalha bastante fazendo até uma pessoa leiga entender e se cuidar.

Um dos fatores principais é a depressão que é um fator muito aparente nesta doença, então devemos dar importância para sinais e sintomas aparentes no indivíduo.

Podemos citar dez sinais do Mal de Alzheimer:

- Perda de Memória

- Dificuldade em desempenhar algo

- Desorientação no tempo e espaço

- Esquecimento frequente

- Alterações de humor

- Mudança de personalidade

- Falta de iniciativa

O Mal de Alzheimer, em geral seque um curso-padrão e exerce o mesmo afeito sobre as pessoas, com o passar do tempo. Mas os sinais podem variar.

"Lendo este texto, você se identificou em algumas destas colocações? Então procure seu médico "



Nenhum comentário:

Postar um comentário