sábado, 24 de janeiro de 2015

FARMACOLOGIA VIII

2.7.2 Cinética de ordem zero e de primeira ordem

Algumas poucas drogas seguem o que se chama de cinética de eliminação de ordem zero. A maioria das drogas que possui valor terapêutico, no entanto, exibe a cinética de eliminação de primeira ordem. A distinção entre esses dois processos cinéticos pode ser descrita como a seguir:
 
- Cinética de ordem zero: Drogas que exibem ou seguem a cinética de ordem xero apresentam processos de eliminação no organismo que podem ficar saturados. Uma quantidade constante da droga é eliminada em cada unidade de tempo. Esse fenômeno é também conhecido como cinética dose-dependente. As implicações são que doses aumentadas dessas drogas prolongarão suas meias-vidas plasmáticas e farão com que suas concentrações plasmáticas alcancem níveis excessivamente altos.
Exemplos de drogas que seguem a cinética de eliminação de ordem zero são:
 
- Heparina.
 
- Salicilatos (altas doses de aspirina).
 
- Fenitoína.
 
- Etanol.
 
- Superdosagem de antidepressivos tricíclicos, barbitúricos e benzodiazepínicos.
 
- Cinética de primeira ordem: Os processos de biotransformação e de excreção dessas drogas não ficarão saturadas. Esse fenômeno é também conhecido como cinética dose-independente e implica que uma fração constante da droga seja eliminada em cada unidade de tempo.
 
 
 
2.7.3 Biodisponibilidade e Volume aparente de distribuição
 
Estes princípios fora descritos nos capítulos anteriores 2.2.3 e 2.3

Nenhum comentário:

Postar um comentário