sábado, 24 de janeiro de 2015

FARMACOLOGIA I

2.7.5 Princípios cinéticos de doses múltiplas e contínuas: a concentração no estado de equilíbrio (Css)

Drogas que exibem a cinética de eliminação de primeira ordem, que são administradas em doses múltiplas e contínuas, irão gradativamente se acumular no organismo até que o platô de concentração seja atingido. Esse platô de concentração é um estado durante o qual a taxa de absorção de uma droga é igual â sua taxa de eliminação. Uma concentração plasmática mais ou menos constante pode, portanto, ser mantida. Essa concentração é chamada de concentração no estado de equilíbrio de uma droga, ou Css. Os seguintes pontos se referem à Css e são importantes:

- O acúmulo da droga até o ponto em que a Css é alcançada é um processo cinético de primeira ordem porque a concentração no estado de equilíbrio é atingida quando a taxa de absorção se iguala à velocidade de eliminação e os processos envolvidos na cinética de primeira ordem não podem ser saturados.

- O tempo necessário para que a Css seja atingida é uma função da t1/2 da droga em questão. Para todos os propósitos práticos, os processos de primeira ordem requerem em torno de quatro ou cindo vezes a t1/2 da droga para se completar. Portanto, quatro ou cinco meias-vidas são necessárias também para atingir a Css.

- Em geral, o tempo requerido para atingir a concentração no estado de equilíbrio é independente da dose, velocidade ou frequência de administração da droga. Um pré-requesito importante, entretanto, é que doses intermitentes da droga precisam ser dadas a intervalos menores que aproximadamente 1 vez e meia a t1/2, se deseja alcançar a Css. O aumento da dose aumentará a concentração no estado de equilíbrio, mas não facilitará o alcance precoce da Css.

- Drogas com meias-vidas mais curtas atingem a Css mais rapidamente.

Para ilustrar o principio da administração intermitente de doses de drogas com o propósito de alcançar e manter a concentração no estado de equilíbrio, o seguinte exemplo pode ser considerado:
A meia-vida de eliminação plasmática da droga X é de dez horas e ela é administrada a cada oito horas. Os seguintes pontos se aplicam à Css.

- A Css será atingida depois de quatro a cinco meias-vidas, isto é, depois de quatro a cinco vezes dez horas (ou 40 a 50 horas), independentemente da dose.

- Para que a Css seja atingida depois de 40 a 50 horas, os intervalos entre as doses devem ser menores que 1,4 vezes dez horas (isto é, menores que 14 horas). Portanto, os intervalos de oito horas seriam adequados.

- Também é importante notar que efetividade de uma mudança no esquema posológico do paciente (isto é, uma dose aumentada ou diminuída) apenas poderá ser completamente avaliada depois que outras quatro a cinco meias-vidas tiverem se passado, porque uma nova concentração no estado de equilíbrio deve ser atingida.

- Os mesmos princípios se aplicam quando uma dose é perdida ou saltada.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário