terça-feira, 13 de janeiro de 2015

SÍNDROME METABÓLICA (SM)

 
Em 1921, os médicos Karl Hitzenberger e Martin Richter-Quittner sugeriram o nome Síndrome Metabólica. E muitas pessoas acham que a Síndrome Metabólica (SM) é considerada uma questão patológica nova.

A Síndrome Metabólica não há estudos dela na população brasileira. Mas temos que prestar atenção que a SM é uma disfunção no sistema do nosso corpo.

Em 1765, Nilson e Giovanni Battista Morgagni, descreveram algumas associações que podem desencadear esta síndrome, são elas: Obesidade visceral, Hipertensão arterial, Hiperuricemia (excesso de ácido úrico no sangue), Aterosclerose, Apneia.

Mesmo não constando estudos aqui no Brasil, podemos reparar que a sinais de diabetes mellitus, hipertensão e obesidade, então concluímos que a população brasileira tem uma grande propensão para o aparecimento da síndrome metabólica.

No semi-árido baiano a SM já acometeu várias pessoas como 38,4% de mulheres e 18,5% dos homens, entre 25 e 87 anos. Entre jovens de 23 a 25 anos já teve a incidência de 4,8% e 10,7% em geral.

A fisiologia da SM, a obesidade visceral ou central fica localizada no abdômen, que tem o formato de uma maçã, isto é uma característica da SM. Que pode evoluir para uma diabete tipo II, por causa desta gordura localizada, o corpo cria uma resistência pela insulina. Isto faz que o pâncreas libere em excesso insulina conhecida por Hiperinsulinemia, causa também o aumento da angiotensina que aumenta o risco da hipertensão. Aumenta a secreção de interleucina 6, que causa a citosina inflamatória. O aumento de triglicerídeos (TG), traz a viscosidade do sangue, causando um risco cardiovascular entre outros. 
 
Efeitos da Obesidade: Resistência à insulina, Aterosclerose, Trombose e Hipertensão.
 
Quem desenvolve a SM é liberado na corrente sanguínea glicose pelas células pancreáticas, promovendo estados de hiperglicemia e causando resistência a insulina, tudo isto acontece com o excesso de glicocorticoides que estimulam a glicose 6 fosfatase.  
 
Durante vários anos, acontecendo tudo isto, o nosso corpo começa a dar respostas negativas sob o órgão pâncreas, inibindo e contribuindo para a resistência a este hormônio na SM e na diabete mellitus tipo II. Nosso corpo começa ter mudanças metabólicas em diversos órgãos, como secreções hepáticas, excreção do TG pelo sangue, promovendo a agregação plaquetária, tendo o risco de trombose.
 
O excesso de TG estimula a secreção de colesterol VLDL e LDL que são oxidadas e fagocitadas pelos macrófagos, depois transformadas em células espumosas. Elas com o tempo vão dando origem a lesões ou estrias gordurosas até a formação de placas de gordura no processo de aterogênese.
 
Um outro indicador de risco cardiovascular é a adiposidade visceral que induz o fígado a secretar fibrinogênio (proteína amiloide sérica).
 
Aterosclerose, é a diminuição do calibre de vasos e o aumento da pressão arterial. Há um aumento de angiotensina, retendo sódio, podemos causar a hipertensão arterial. E também há um aumento da síntese de fibrinogênio e do fator inibidor do plasminogênio, estas ações aumentam o fator de coagulação, aumentando o risco de trombose, quando a trombose agrava, a aterogênese induz o estreitamento dos vasos podendo causar a hipertensão arterial.
 
Foi contatado que um exercício regular pode ajudar a retardar o aparecimento da SM,  por baixar os níveis e estabilizar buscando a homeostase. Isto foi diagnosticado pela Federação Internacional do Diabetes.
 
A Hiperinsulinemia crônica e a hiperglicemia favorece a elevação de glicose em níveis plasmáticos. Estas glicoses em excesso chamado de hexose, sofre reações bioquímicas resultantes da glicosilação. O resultado desta glicosilação é a hemoglobina glicosilada (Hb), a glicosilação causa problemas como: lesões glomerulares, insuficiência real. A insuficiência renal leva à hiperuricemia.
 
Indivíduos obesos podem desenvolver apneia do sono e também aumentam o nível glicêmico e a resistência a insulina. Mulheres com ovários policísticos podem ter uma resistência também a insulina.
 
O tratamento indicado será sempre fazer exercícios aeróbicos, alimentação saudável, melhoria no sono. Isto vai diminuir os níveis séricos de glicemia entre outros fatores, já induz 10% do peso corporal e aumenta os mediadores anti-inflamatórios.
 
Com ajuda de seu médico, você poderá utilizar inibidores, controlar e com o uso correto dos medicamentos prescritos como por exemplo: tiazolidinelinas, poderá controlar a SM. E ter uma ida tranquila, você vai notar melhora de vida ao passar do tempo. Para obter esta melhora terá que fazer mudanças em sua vida com ajuda de seu médico sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário