terça-feira, 13 de janeiro de 2015

CÂNCER DE PRÓSTATA

 
O Câncer de Próstata acomete o sexo masculino e pode ser tratado com o diagnóstico precoce, pelo preconceito, os homens acabam morrendo por não fazer o exame.
 
A Próstata
 
Ela é uma glândula prostática, que se localiza na pélvis. Tendo o tamanho de uma maçã e pesa 20g.
 
Esta glândula prostática é responsável pela produção de fluido prostático que se ajuda no volume do sêmen ejaculado e também ajuda na ejaculação do sêmen pela musculatura, pela contração da musculatura. Após os 40 anos é esperado que ela tenha um crescimento benigno chamado de Hiperplasia benigna da próstata.  
 
O Câncer
 
A medicina comprova que todos os homens possuem um gene chamado "proto-oncogenes". Então todos os homens têm a propensão de desenvolverem esta doença. Nenhum dos homens estão isentos de desenvolver este câncer, lembrando que ele pode ser silencioso e ser detectado quase em sua fase final, a cura é quase mínima.
 
 Metástase, quando o tumor já se espalhou ou já se ramificou pelo corpo e ele se instala em um local preferido. Estes locais preferidos podemos citar alguns: gânglios linfáticos, ossos. Logo mais tarde: fígado, pulmões e adrenal. Existem vários tipos de câncer de próstata mas o mais conhecido e comum é o adenocarcinoma, ele já esta representado por 95% de todas as neoplasias prostáticas.
 
Os homens que têm parentes com históricos de câncer de próstata em sua família, tem mais chances de desenvolver esta doença.
 
O câncer de próstata esta intimamente ligado na etnia, por pesquisas feitas vemos que esta doença acomete 17,6% dos homens brancos e 20,6% dos homens negros. Já foram diagnosticados 543 mil casos por ano no mundo. Nos EUA, os números são de 234.460 casos diagnosticados em 2006. Em 27.350 óbitos relacionados a este câncer.
 
O câncer de próstata diagnosticado precocemente, pode ter cura com tratamentos específicos, como a radioterapia, procedimentos cirúrgicos entre outros métodos. Mesmo tendo tratamento, ainda este câncer de próstata perde para o câncer dos pulmões. Geralmente o câncer de próstata atinge após os 70 anos, mas uma minoria de 45 anos poderá desenvolver. Com o machismo o homem não busca na rede de saúde, por medo e pelo déficit de educação sanitária, mesmo sabendo que a rede de saúde disponibiliza exames gratuitos para que haja a diminuição da mortalidade dos homens com neoplasia prostática.
 
Para a rede de saúde sempre foi desenvolvido programas para crianças, adolescentes e mulheres, mas nunca para homens, porque os homens nunca deram valor a sua própria saúde. E com isto o homem foi deixado para atrás. Mesmo o câncer de próstata já tendo matado muitos homens ao decorrer do tempo ou melhor da história. Sabendo que a maior incidência de mortalidade esta na região das américas. O homem ainda não se interessa por fazer exames e continua perdendo para o câncer de próstata.

O Movimento Internacional em Defesa a Saúde do Homem, criou ações sobre a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de próstata, responsável pela redução do risco de mortalidade no mês de novembro chamado "Novembro Azul". Começou a luta contra a doença e sabemos que com o problema detectados precocemente a cura aumenta até 90%.

Levanta muitas vezes a noite para urinar?

Se você tiver mais de 50 anos e levanta muitas vezes, isto pode ser o problema de hiperplasia prostática, um inchaço da glândula que obstrui a uretra parcialmente ou totalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário