domingo, 22 de fevereiro de 2015

FARMACOLOGIA IV

Capítulo 3 - Princípios Farmacodinâmicos

No Capítulo 1, a base de ação da droga, ou seja, a interação entre as moléculas de drogas e os receptores (também conhecidos como alvos de drogas), foi introduzida. Receptores se encaixam em uma de três importantes categorias:

- Receptores de ligantes específicos (subdivididos em receptores de membrana e receptores intracelular).

- Receptores enzimáticos.

- Receptores carregadores de transporte.

Algumas vezes, os receptores de ligantes específicos são denominados de"verdadeiros" receptores de drogas, enquanto os receptores de enzimas e carreadores de transporte são agrupados juntamente com proteínas plasmáticas e de tecidos, para formar uma categoria de receptores "silenciosos". Portanto, na prática tornou-se padrão que o termo "receptor" seja usado quando se referindo apenas a receptores de ligantes.

Proteínas e moléculas contendo proteínas fornecem os verdadeiros sítios de ligação de receptores usados pelas moléculas de drogas e também por uma variedade de transmissores endógenos de sinais (neurotransmissores, hormônios e autacóides). A farmacodinâmica estuda a maneira como as drogas influenciam os processos do organismo pela sua interação com receptores específicos e, portanto, seus mecanismos de ação e seus efeitos resultantes. Muitos farmacodinâmicos são importantes para que possam ser discernidos os mecanismos de ação das drogas. Esses princípios são alucidados neste capítulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário