domingo, 22 de fevereiro de 2015

TOXINA BOTULÍNICA (TxB)


Toxina Botulínica é produzida pela bactéria anaeróbica Clostricium Botulinum. Existem neurotoxinas botulínicas (NTB), são consideradas toxinas mais potentes conhecidas. Elas em dosagem, possuí uma toxicidade. 

Há 60 anos atrás, os Japoneses fizeram experimentos em prisioneiros para saber até que grau a letalidade do Clotridium botulinum seria fatal. Durante séculos as populações utilizaram toxinas biológicas extraídas de plantas, venenos e anfíbios para aumentar o poder de suas armas. 

Devido a NTB ser potente, ela era utilizada na II Guerra Mundial como arma biológica. Os soviéticos produziram estoques de neurotoxinas botulínicas tipo A (BONT/A), dentre os países Irã, Iraque, Síria e Coréia do norte, somente o Iraque admitiu a produção de 19.000 l de toxinas botulínicas.

As NTB, quando não são usadas como arma biológica ou em medicamentos, podem causar quadro de botulismo. Este quadro de botulismo é causado por uma má conservação de alimentos. No século XIX com o advento de conservação de alimentos industrializados, houve raras ocorrências de botulismo. 

Em 1817, foi publicado a primeiro caso de botulismo por envenenamento.

Kerner, supôs que a TxB poderia ter várias aplicações na área da saúde, como na medicina, principalmente na desordem do sistema nervoso central (SNC).

Em 1895, o agente bacteriano e o mecanismo de ação dele foi descoberto e foi atribuído ao professor Emile Van Ermegen.

Em 1978, Alan Scott efetuou testes em seres humanos para o tratamento de estrabismo. Depois desta descoberta foi indicado para tremores, distonias segmentares e outros movimentos anormais.

Em 1989, a TxB foi usada na aplicação em músculos espásticos, recuperando seu tônus muscular. A TxB tem uma princípio ativo que é o Clostridium botulinum, que é um complexo proteico. O BONT/A utilizado hoje em dia são agentes biológicos obtidos laboratorialmente, elas são associadas com albumina humana e diluída no NaCl a 0,9%.

Esta toxina é formada por cadeias pesadas e cadeias leves. As cadeias pesadas agem nos terminais colinérgicos receptores sinápticos e as cadeias leves são responsáveis pelos efeitos tóxicos. A TxB tem afinidade a receptores colinérgicos, bloqueando a liberação de acetilcolina. Então é aplicado nas terminações nervosas motoras dos músculos esqueléticos num espaço intersticial por uma aplicação local intramuscular. Ela tem afinidade e alta seletividade para sinapses colinérgicas. A TxB só se torna ativa quando separa seus sorotipos. Depois da clivagem dela, começa-se ativar e cada cadeia atua em partes diferentes tendo um mesmo objetivo.

Como já foi citado que existem dois tipos de fragmentos, o mais leve com 50.000 Daltons e o mais pesado com 100.000 Daltons.

O Botulismo, é a intoxicação pelo Clostridium botulinum, que provêm de botulus, que em latim significa salsicha. Devido ao envolvimento deste alimento nos primeiros casos registrados cientificamente na Alemanha no século XVII.

Existem três tipos de botulismo: botulismo clássico, botulismo de lesão e botulismo infantil. Estas três formas são clinicamente semelhantes.

Foram descritos casos de botulismo que não foram adquiridos por nenhum veículo alimentar, e também não há nenhuma forma de botulismo por ferimentos. Pode adquirir botulismo por cirurgias gastrointestinais ou doença inflamatória do intestino, pré-dispostos por colonizações intensas. Pode também ser adquirida por acidentes em laboratórios, por a toxina imediatamente alcançar a corrente sanguínea. Por via respiratória pode também ser adquirir a toxina, atingindo o SNC e os demais órgãos. Então pode se   contaminar de várias formas.

Em 2002, foram citados 294 surtos, que 128 por consumo de vegetais, 47 por peixes, 16 por carnes, 5 de produtos lácteos, 3 por comida mexicana e os demais por outros tipos de alimentos.

O Clostridium botulinum é uma bacilo gram positivo, encontrado em fezes humanas e de animais, solo e alimentos. São encontrados sete tipos deste bacilo de A à G. Tipos A,B e E causam doenças em humanos. Tipo E causa doença pelo consumo de pescados e frutos do mar. Tipo C e D causa doença de pássaros e mamíferos.

O bacilo do Clostridium botulinum produz esporos, que tem uma resistência fantástica, ao calor, a radiação, a compostos químicos, a desidratação e aos congelados. Eles possuem uma resistência por ter uma tripla camada de carboidratos, lipídios e proteínas e eles são ricos em cálcio. Este bacilo consegui sobreviver por mais de 30 anos em meio líquido e muito mais tempo em meio seco. Você o conseguirá destruir os esporos aquecendo a 120 graus Celsius por 30 minutos.

Então verifique sempre antes tudo o que for comprar, estado da embalagem e o que for comer !!







Nenhum comentário:

Postar um comentário